Comentários

O tão aguardado Diablo IV está quase chegando, e se você ainda tem alguma dúvida sobre o jogo, abaixo está tudo o que você precisa saber, como data de lançamento, detalhes sobre gameplay, mundo aberto, classes e muito mais.

Vale lembrar que a equipe do Overplay já jogou Diablo IV em antecipado, e você pode conferir aqui nossa crítica para saber o que achamos do game.

VEJA TAMBÉM

Data de lançamento

Diablo IV está marcado para ser lançado no Brasil em 5 de junho de 2023, às 20h (horário de Brasília). O Acesso Antecipado está disponível apenas para quem fez a pré-compra das edições Deluxe ou Ultimate. Os jogadores que adquiriram qualquer uma dessas duas versões podem jogar Diablo IV desde o dia 1º de junho, às 20h (horário de Brasília).

Tenha você comprado qualquer uma das versões disponíveis de Diablo IV, o pré-download já está disponível desde o dia 30 de maio. Com isso, você já pode deixar o game baixado em seu PC ou console para aproveitar desde o primeiro minuto do lançamento.

Plataformas

O jogo chegará para PC (via Battle.net), Xbox Series X/S, PlayStation 5, e nos consoles de geração anterior, PlayStation 4 e Xbox One.

Embora a Activision Blizzard esteja prestes a ser adquirida pela Microsoft, ainda não há planos de exclusividade ou lançamento antecipado para Xbox.

História

A história de Diablo IV se passa anos após os eventos da expansão Reaper of Souls do Diablo III, lançada em 2014. Em termos de tom, o game será mais semelhante ao Diablo II, com um ambiente mais sombrio e sangrento, algo que ficou evidente nos trailers.

No trailer de revelação de 2019, vemos cultistas invocando Lilith, a filha de Mefisto e uma das criadoras do reino de Santuário. Ela era originalmente uma chefe muito poderosa com quem os jogadores lutavam no evento Pandemonium do Diablo II, e agora que as forças dos demônios e dos anjos foram reduzidas,, a Mãe da Miséria sentiu uma oportunidade de preencher o vácuo de poder criado em Santuário.

No trailer mostrado no The Game Awards, temos mais um vislumbre de Lilith no final, mas o foco está em Inarius, o Anjo, e outro criador de Santuário. Inarius está cercado por soldados enquanto começam a repelir os demônios de Lilith, então parece que o Jogador e seu grupo se envolverão nesse conflito e talvez tenham que escolher de que lado ajudar.

Mundo aberto e gameplay

O foco na tomada de decisões será um tema constante em Diablo IV, já que o jogo promete não ter narrativa linear. Uma das maiores mudanças é que esse será um RPG de ação de mundo aberto, mas mantendo suas raízes de exploração de masmorras.

Haverá uma busca principal para seguir, mas você terá permissão para explorar o mundo como quiser, com oportunidades de participar de eventos mundiais em que você pode se juntar a outros jogadores para completar, ou missões secundárias para obter equipamentos extras.

Isso não significa que Diablo IV seja um MMO completo. As masmorras e momentos-chave da história são sempre privados, mas uma vez que o jogador e seu grupo saírem dessas instâncias, eles verão outros players pelo mundo enquanto se aventuram.

Você nunca será obrigado a se juntar a um grupo em Diablo IV, já que sozinho pode facilmente participar de um evento mundial e seguir seu caminho. No entanto, caso queira companhia, será mais fácil formar um grupo com seus amigos, pois o jogo terá suporte para crossplay entre todas as plataformas.

Outro elemento de MMO é o PvP, que está retornando. No entanto, não será como em Diablo II, onde o mundo inteiro tinha PvP aberto. Em vez disso, será uma experiência opcional que ocorrerá em zonas especiais de PvP chamadas Campos do Ódio.

Os jogadores são recompensados com Fragmentos de Ódio por matar outros players ou chefes, completar eventos e abrir baús. Você perde quaisquer fragmentos não purificados que tiver se morrer na zona. Caso consiga sair com fragmentos, poderá trocá-los por montarias especiais, armas e trajes.

Classes

A escolha mais importante que você faz em Diablo IV acontece logo no início, que é escolher qual classe você vai jogar. A Blizzard aprimorou as diferentes classes e suas árvores de habilidades, buscando dar uma identidade própria para cada uma, com a capacidade de construir e jogar com um personagem de maneira única.

A nova árvore de habilidades é enorme, e a Blizzard espera que os jogadores desbloqueiem somente cerca de 30 a 40% das ramificações até o final do jogo, para que você possa jogar com a mesma classe duas ou três vezes e ter uma experiência completamente diferente a cada vez.

Você precisará pensar cuidadosamente em suas escolhas de habilidades, pois não será gratuito redistribuir seus pontos. Você terá que pagar ouro para alterar, e o custo ficará cada vez mais caro à medida que avança no jogo.

  • Bárbaro – O Bárbaro está de volta e pronto para golpear com mais força do que nunca. Uma classe com foco em combate corpo a corpo poderoso, o Bárbaro desta vez possui algo chamado sistema arsenal, que permite trocar entre quatro tipos de armas diferentes, cada uma com habilidades e bônus personalizáveis.
  • Druida – Os Druidas são uma classe de híbridos metamorfos que utilizam os poderes da natureza para assumir a forma de animais, realizando diferentes ataques e habilidades. Ao invés da magia de fogo vista em Diablo II, desta vez são usadas magias de tempestade e terra. Ao invés de escolher uma forma e usar habilidades, um Druida se transformará na forma correspondente quando uma habilidade for usada e permanecerá assim por um momento antes de voltar à forma original.
  • Necromante – Os invocadores dos mortos-vivos estão de volta desde o DLC do Diablo III e continuarão com seu papel habitual de ressuscitar esqueletos e vários outros cadáveres com Essência – a versão de mana do Necromante. Há uma nova e empolgante característica chamada Livro dos Mortos, que permite ao jogador personalizar seus lacaios ressuscitados e evoluí-los para versões especializadas diferentes. Além disso, você poderá empunhar uma Foice.
  • Mago – Para aqueles que preferem um personagem lançador de feitiços mais tradicional, o Mago está presente para satisfazer todos os seus desejos com feitiços de relâmpago, gelo e fogo. Você pode se especializar em uma build específica, ou combinar os três. Além de ter os seis espaços de habilidade como outras classes, você também possui três espaços de Encantamento que podem transformar habilidades em passivas únicas.
  • Renegado – Retorna pela primeira vez desde o primeiro jogo Diablo, substituindo o Caçador de Demônios do Diablo III. Os Renegados agirão como se esperava, focando em arcos e espadas curtas tanto para abordagens furtivas quanto para abordagens rápidas em combate. Eles podem utilizar “pontos de combo” para tornar as habilidades mais fortes a cada ataque, e podem se tornar intangíveis na “Dimensão das Sombras”, arrastando inimigos para lá.

Customização de personagem e inventário

Independentemente da classe que você escolher, você poderá personalizar seus personagens de maneira aprofundada. Diablo IV trará aos jogadores centenas de conjuntos de armaduras, tipos de corpos, personalidades e o principal, possibilidade de mexer até nos detalhes mais sutis do rosto. Alguns elementos serão específicos de classe, mas muitos serão compartilhados.

O sistema de inventário também está passando por uma grande reformulação. Não será mais necessário jogar Tetris na mochila para levar todos os itens que você encontrar. A Blizzard disse que quer evitar interromper a jogabilidade com gerenciamento de inventário.

Microtransações

Após a enorme reação negativa à monetização de Diablo Immortal, os fãs estão preocupados com a abordagem que a Blizzard adotará em Diablo IV.

A empresa confirmou que o game terá passes de temporada com caminhos pagos e gratuitos, que renderão cosméticos e uma moeda premium para usar em uma loja especial dentro do jogo. Essa loja premium terá apenas itens cosméticos e será completamente opcional e transparente sobre o que está sendo oferecido.

A Blizzard disse que existem cosméticos incríveis para os jogadores encontrarem sem precisar ir até a Loja. Ela oferece mais diversidade de opções, mas não escolhas sistematicamente melhores.