Comentários

A franquia Diablo é, sem dúvida, uma das mais conhecidas e influentes da Blizzard, afinal, são inúmeros os jogos que se inspiraram nas aventuras dos heróis que tentaram salvar Santuário das garras dos demônios, enquanto fazem parte do conflito eterno. E a tarefa de Diablo IV não era fácil, já que ele vem depois do lançamento de 2012, Diablo III, que teve uma recepção mista por causa da forma e estrutura de seu conteúdo, além de termos Diablo Immortal, que foi bem criticado por seu modelo de negócio.

No novo jogo, você assume o papel de um herói que acaba recebendo o sangue de Lilith, a filha do Ódio e principal antagonista deste novo game. A história dela é interessante: ela é a responsável pela criação de Santuário e, agora, está de volta para fazer a humanidade viver sob o pecado, sem medo das consequências. Isso faz com que o herói seja surpreendido logo no começo, já que ele acaba sendo atacado pela cidade que acabou de salvar.

Para ilustrar esta história, Diablo IV conta com cenas cinemáticas muito bem desenvolvidas e dirigidas, além do próprio game conter vários momentos do personagem fazendo coisas como dançar, comer e beber (sim, isso é novidade em Diablo). Aliás, o modo campanha chama a atenção pela sua narrativa e trabalho para apresentar os novos personagens, junto de uma história muito bem escrita. E não só isso, ela mantém o tom sombrio que fez a franquia ficar tão conhecida.

Porém, quem é fã de Diablo 3, com certeza não está se importando muito como a história é apresentada. A grande preocupação é: o jogo é bom? Sim, Diablo IV consegue superar seu antecessor de todas as maneiras: Você cria seu personagem e o customiza logo de cara, são várias opções interessantes e que serão usadas e respeitadas em todas as cenas que ele aparecer. O jogo traz 5 classes iniciais (possivelmente veremos alguma classe adicional no futuro). A história, assim como em Diablo III, é dividida em 6 atos, contando com várias sidequests, eventos e dungeons.

Uma grande novidade é que o jogo possui um 'sistema de Renome' - que permite acompanhar sua progressão de exploração de cada ato e receber recompensas para seu personagem e conta durante sua evolução no jogo. Basicamente, cada área tem um nível de renome, funcionando como se fosse sua fama naquela região de Santuário. Cada diferente ação te dá diferentes pontos de renome, que irão desbloquear as tais recompensas.

Durante o jogo, também percebi que os itens mágicos (azuis) e raros (amarelos) caem com uma certa facilidade. Logo, o upgrade de equipamento não é tão complicado no início. Além disso, também temos a volta do sistema de transmog, que permite que você use o visual de um item em outro.

Entrando no game design, dá pra dizer que Diablo IV mostra como a equipe soube aproveitar o que deu certo em Diablo 3 e Diablo Immortal para trazer uma melhor experiência - há várias opções do que fazer para garantir melhores recompensas, sempre trazendo muitas lutas, bastante dificuldade e a sensação de satisfação ao terminar cada atividade.

Assim como no jogo anterior, você pode jogar em equipe e os monstros e dificuldade escalarão de acordo com o tamanho do grupo (além da experiência). Entretanto, o jogo mantém uma questão bem controversa de seu antecessor: o requerimento de se manter online durante todo o tempo. Não há motivos para isso, principalmente quando você está jogando sozinho, mas, infelizmente, você precisará conectar aos servidores para aproveitar o game.

Ao longo de minha experiência com o jogo, também me dediquei a criar diferentes classes e aproveitá-las. Diablo IV acerta bastante na customização de habilidades do personagem, já que a árvore de habilidades está muito maior e recebendo pontos constantemente, para que você possa melhorar seu personagem.

Há também um grande zelo na forma como as áreas são projetadas: os mapas estão sempre repletos de inimigos e segredos, além de termos a mesma destruição de cenário vista em Diablo 3. Tudo isso fica ainda melhor ao jogar com o volume alto (de preferência com um bom headset) - O motivo é que o jogo é acompanhado por uma trilha sonora sombria e épica, que te deixará no clima certo para cada momento da sua aventura.

No fim, dá pra dizer que Diablo IV é uma grande evolução para a franquia, fazendo bom uso das lições que a Blizzard aprendeu ao longo dos anos com a série. Diablo IV promete te trazer ótimos momentos de diversão e desafiar suas habilidades para completar todos os seus grandes e difíceis desafios.

DIABLO IV
  • Desenvolvedora: blizzard
  • Publisher: blizzard
  • Plataformas: playstation 5, xbox Series X, Xbox Series S, PC
  • Review feito no: PlayStation 5
Positivo
  • Uma evolução de Diablo 3
  • Classes interessantes
  • Ótima trilha sonora
  • Game design muito bem projetado
Nota 9


Comentários