Comentários

Lançado no último dia 19 de julho para PC e PlayStation, Stray já se tornou um dos jogos mais queridos e populares de 2022. A emocionante e divertida jornada do gato está cativando os fãs, e se você quer saber ainda mais sobre esse universo fantástico, continua aqui com a gente. No vídeo de hoje, trouxemos os 7 fatos e curiosidades mais interessantes de Stray, não apenas de coisas dentro do jogo, mas também dos bastidores desse projeto.

VEJA MAIS

Instituição de caridade

Assim como cachorros, gatos de rua, por muitas vezes abandonados, são um problema de saúde pública em todo o mundo. Para ajudar nessa situação, a Annapurna Interactive, estúdio que desenvolveu Stray, está trabalhando com a Cats Protection, uma instituição de caridade que encontra novos lares para gatos de rua. Eles estão sorteando seis cópias gratuitas de Stray para pessoas que se inscrevem na promoção fazendo doações para essa instituição. Existem milhões de gatos de rua pelo mundo, incluindo no Brasil, que merecem ser cuidados. Foi uma boa ideia da Annapurna usar o sucesso de Stray para conscientizar pessoas dessa causa.

O gato do mundo real

O protagonista peludo de Stray é baseado em um gato real chamado Murtaugh, que pertence a BlueTwelve Studios, desenvolvedora do game. Em post no site da Playstation, a BlueTwelve revelou que o próprio Murtaugh já foi um gato de rua na cidade de Montpelier, na França. Felizmente, o bichinho está muito melhor agora. Embora não seja uma recriação direta do animal da vida real, a semelhança entre Murtaugh e o gato em Stray é bastante clara.

A cidade do mundo real

Os desenvolvedores de Stray ficaram fascinados por um lugar real que não existe mais, chamado Cidade Murada de Kowloon. Kowloon era um projeto urbano em Hong Kong com uma densidade populacional gigante. Era feito de prédios e apartamentos fortemente interligados, e tinha uma aparência bastante aterrorizante. Ainda assim, os desenvolvedores de Stray viram que aquele seria realmente um playground perfeito para um gato. Kowloon não só inspirava uma estética que poderia abordar a temática Cyberpunk, mas sua disposição também permitiria um gato explorar praticamente qualquer lugar. Dessa forma, o mundo de Stray é visivelmente semelhante, com muitos apartamentos minúsculos, becos estreitos e telhados saltáveis.

Captura de movimentos

Os desenvolvedores de Stray utilizaram mais de 20 gatos para a produção do jogo, com cada um desempenhando um papel diferente. Um desses gatos foi Oscar, da raça sphinx, que foi usado para referência de animação. A BlueTwelve disse que animar os movimentos sutis dos gatos era desafiador, e por isso que eles precisavam de uma referência. A raça de Oscar o tornou perfeito para o trabalho. Os gatos sphinx são naturalmente enérgicos, então todas as corridas e saltos facilitaram a captura de movimentos. Além disso, devido à sua falta de pelos, os movimentos de Oscar podiam ser vistos com muita clareza pelos animadores.

A "voz" oficial

Outra gata que aparece nos créditos de Stray é Lala, que trabalhou como dubladora. Ela gravou principalmente miados e outros barulhos não apenas o personagem principal, mas também para outros gatos desde o início do game. Lala fez um excelente trabalho e é claramente uma gata profissional com um futuro brilhante. Ela também conseguiu chamar a atenção da internet pelo seu visual, se tornando querida pelos fãs.

Jogabilidade

Stray atinge um equilíbrio cuidadoso entre jogabilidade divertida e uma experiência de gato semi-realista. Por exemplo, uma escolha dos desenvolvedores foi eliminar a possibilidade de falha, fazendo com que o gato conseguisse saltar com facilidade. Embora os animais às vezes errem seus saltos no mundo real, eles decidiram que isso não era divertido dentro do game. Portanto, o jogo mudou para melhor, pois pular em Stray realmente parece simples e satisfatório. Além disso, a forma como um gato vê o mundo é obviamente muito diferente da forma que nós humanos enxergamos, e Stray captura isso muito bem. A BlueTwelve trabalhou duro para tornar seu mundo divertido para um gato brincar, o que levou a alguns desafios de design interessantes. Pequenos objetos humanos se tornaram importantes na jornada, e todo o projeto precisou de testes bem completos.

Desenvolvimento

Stray ficou em desenvolvimento por muitos anos, com as primeiras notícias do jogo chegando em 2015. No início, o BlueTwelve era um estúdio de apenas duas pessoas. Eram dois artistas com uma visão clara de um game de aventura para gatos, elaborando um protótipo na Unreal Engine 4. Segundo eles, a direção geral do jogo permaneceu muito estável durante todo o projeto, e à medida em que a equipe foi crescendo, essa visão original sempre continuou em prática. No fim das contas, Stray chegou quase 7 anos depois, com belos gráficos, uma jogabilidade bem divertida, e uma jornada emocionante.



Comentários