Comentários

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Sony forneceu uma resposta oficial em relação às comparações feitas entre o PlayStation Portal e o Nintendo Switch. No próximo mês, a Sony finalmente lançará o PlayStation Portal, um novo dispositivo portátil baseado em streaming que permitirá aos usuários do PlayStation 5 jogar seus jogos em movimento. Embora o Portal não seja um dispositivo portátil tradicional como o PSP ou o PS Vita, naturalmente levou muitas pessoas a compará-lo com o modelo do Nintendo Switch. No entanto, a Sony não acredita que o Portal seja muito semelhante ao Switch.

Em uma conversa com a BBC, o vice-presidente sênior da Sony, Eric Lempel, foi questionado sobre o PlayStation Portal e se ele poderia servir como concorrente tanto para o Nintendo Switch quanto para o Steam Deck. Lempel disse que não vê o Portal como algo que busca competir com esses outros dispositivos e, em vez disso, o descreveu como “algo realmente único para o público do PlayStation“. Com isso em mente, fica claro que a Sony não está buscando invadir o mercado de dispositivos portáteis de forma convencional e está apenas tentando oferecer mais opções de jogo para os usuários do PS5.

Embora a Sony claramente não veja o PlayStation Portal como um sucessor adequado para o Vita, será interessante ver se a Sony olha novamente para esse campo de forma oficial. Apesar de não ter alcançado um público massivo com o Vita, a popularidade do Nintendo Switch e do Steam nos últimos anos mostrou que há um grande mercado a ser explorado. Se o fracasso passado com o Vita continuará a deter a Sony de fazer um grande avanço no espaço de dispositivos portáteis ainda iremos descobrir, mas o Portal oferece aos usuários do PlayStation um hardware comparável por enquanto.

Quanto à data de lançamento do PlayStation Portal, ele está programado para chegar no próximo mês, em 15 de novembro. Atualmente, o Portal está disponível para pré-encomenda tanto diretamente pela Sony quanto por meio de outras redes de varejo e custa $199.99. Embora seja um preço um pouco alto para uma plataforma baseada em streaming, o Portal possui a mesma funcionalidade vista no controle DualSense do PS5, o que o torna significativamente superior quando comparado a outros dispositivos de streaming.

Leia mais: