Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Sony está possivelmente desenvolvendo uma nova versão do controle DualSense capaz de fornecer sugestões de ação durante o gameplay, iluminando seletivamente os botões do controle, conforme revelado por documentação de patente recém-divulgada. Embora não haja garantia de que essa solução será comercializada, a tecnologia subjacente promete tornar os jogos do PlayStation mais acessíveis, caso chegue ao mercado.
Lançado no final de 2020 junto com o PlayStation 5, o DualSense trouxe várias melhorias em relação ao seu antecessor, o DualShock 4, que estreou com o PS4. Entre outras coisas, o controle da geração atual introduziu suporte a feedback háptico e gatilhos adaptáveis, além de substituir a porta microUSB do DualShock 4 por uma porta USB-C.
Uma patente recentemente divulgada da Sony revela que a gigante dos jogos tem experimentado uma versão aprimorada do controle DualSense capaz de oferecer dicas de ação no gameplay ao iluminar os botões do controle. A patente, registrada em 30 de novembro, descreve uma solução de assistência preditiva que utiliza um modelo de aprendizado de máquina para monitorar continuamente o desempenho do jogador e determinar quando ele pode precisar de ajuda. Se decidir que o jogador está (ou está prestes a ficar) travado, o sistema experimental chamará a atenção do jogador para o controle, iluminando seus botões e sugerindo a próxima ação a ser tomada.
As dicas dos botões também seriam exibidas no touchpad do controle, que na verdade funcionaria como um display. Esta não é a primeira patente indicando que o DualSense 2 pode apresentar uma tela sensível ao toque em vez de um touchpad, já que outro registro semelhante emergiu online em setembro. Quanto ao conceito em questão, o controle descrito não apenas iluminaria seus botões, incluindo seus gatilhos de ombro, mas também ambos os sticks analógicos.
As luzes dinâmicas dos botões não são uma ideia inédita nos jogos Embora o mecanismo alimentado por IA que determinaria quando utilizar essa capacidade de hardware seja relativamente novo, a ideia de iluminar botões para facilitar a acessibilidade está longe de ser inédita. Por exemplo, todos os teclados gamers modernos da Razer vêm com suporte para Perfis Razer Chroma, permitindo que desenvolvedores e jogadores criem padrões de cores exclusivos que destacam controles mapeados com base em cada jogo.
A simples existência desta patente está longe de garantir que o novo dualsense será lançado. Isso é ainda mais verdadeiro considerando que o registro recém-surgido vem da Sony, uma das mais prolíficas pioneiras de eletrônicos de consumo no planeta; de acordo com um estudo recente da Statista, a Sony submeteu quase 1.400 patentes somente em 2022, a maioria das quais não se espera que seja comercializada.
Leia mais:
Fonte: Gamerant