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Para os amantes de videogames, não é incomum encontrar jogos com dublagens ruins. Enquanto o trabalho de voz nos videogames melhorou drasticamente nas últimas duas décadas, ainda existem jogos com entregas de voz constrangedoras. Se uma nova patente servir de indicação, a Electronic Arts está considerando uma solução única. Conforme descoberto pelo VeryAli Gaming, a patente é para um recurso que permitiria aos jogadores falar em um videogame usando suas próprias vozes. A tecnologia usaria um conversor de voz que não apenas captura as palavras usadas pelo jogador, mas também elementos como o tom e as inflexões do jogador.

Embora isso pareça ser um conceito realmente interessante, é difícil dizer o quão bem funcionaria na prática. O maior desafio para a EA seria garantir que os NPCs reajam de maneira lógica; mesmo que a tecnologia funcione perfeitamente, se as respostas dos personagens do jogo não se encaixarem bem, parecerá muito mais estranho do que uma interpretação ruim de uma linha. A patente também observa que os jogadores teriam a opção de digitar diálogos para seus personagens falarem. É fácil ver alguns dos problemas potenciais que isso poderia causar, já que alguns jogadores sem dúvida escolheriam inserir palavras vulgares.

Como observa o VeryAli Gaming, essas opções podem funcionar particularmente bem para jogos com personagens personalizáveis. A ideia é que se um jogador tem uma visão específica para seu personagem, isso pode se estender à voz também. É difícil dizer se os jogadores realmente adotariam esse conceito, ou se prefeririam ver atores de voz tradicionais continuarem a dublar personagens principais. Claro, nem sabemos quanto tempo pode levar para a EA começar a implementar isso nos jogos; essa patente foi registrada em outubro de 2020 antes de ser tornar pública no início de novembro.

Deve-se notar que, apenas porque uma empresa patenteia uma ideia como essa, não significa necessariamente que veremos isso acontecer. Ao longo dos anos, inúmeras patentes únicas foram registradas por empresas como EA, Nintendo e PlayStation, e essas ideias podem levar anos para se concretizarem, ou podem ser completamente descartadas. Em 2021, a Sony patenteou uma tecnologia que permitiria aos jogadores usar objetos domésticos comuns como controles do PlayStation. A patente citava especificamente bananas como uma possibilidade, facilitando para um grupo de jogadores aproveitar um jogo de festa sem a necessidade de um grande número de controles caros. Mais de dois anos depois, essa ideia ainda não se concretizou, o que mostra que os jogadores devem encarar essas patentes como possibilidades, em vez de algo que definitivamente acontecerá.

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