E o Overplay esteve presente na evento especial da Intel para promover sua nova linha de processadores também seus parcerios comerciais, o Intel Gaming Garage! É claro que aproveitamos para fazer uma entrevista exclusiva com a SNK durante o evento. Confira abaixo informações inéditas diretamente do representante do Departamento de Negócios Ocidentais da SNK Corporations, Nicolas Gonzales:
Overplay: Obrigado por aceitar ser entrevistado, senhor Gonzales
Gonzales: Obrigado a você por estar em entrevistando
Overplay: Então nós começaremos com a seguinte pergunta: A SNK anunciou que o Brasil receberá uma etapa classificatória, uma parte do campeonato mundial de King of Fighters XV.
Quais são os planos da SNK para o cenário brasileiro de esports?
Gonzales: Para começar, é difícil pra gente promover qualquer evento direto, para a SNK, não somente na América Latina, mas na América no geral, porque nós ainda não estabelecemos uma presença local. Nós ainda não temos uma SNK América Latina, uma SNK Brasil. Só temos as divisões asiáticas, como Japão, Chine etc.
Com relação a um torneio direto, não há nada que nós possamos fazer de imediato. Mas nós sempre estamos buscando os melhores organizadores, os melhores gerenciadores dos torneios mais respeitados para trabalharmos em conjunto nos eventos maiores. Não necessariamente em larga escala, mas nós já temos, já a um bom tempo, nosso programa de suporte aos esports.
É um pouco diferente do que a concorrência tem feito, porque eles estão mais focados em torneios online ou em torneios de larga escala, enquanto nós sempre estivemos focando mais na comunidade em geral.
Então mesmo no caso de torneios menores, nós sempre estivemos muito felizes em oferecer suporte, merchandising etc, o que nós sabemos que é bem difícil de encontrar no Brasil e na América Latina por conta dos custos de importação e impostos.
Nós sabemos que a comunidade curte ter uma camiseta oficial da SNK, um chaveiro, coisas assim. Significa muito para a comunidade, e isso é algo que nós valorizamos. Por enquanto nós planejamos seguir fazendo isso, e se houverem incentivos no campo dos esports, se houverem planos nesse campo para o nosso próximo lançamento, planos para City of the Wolves, quando o mesmo for lançado, é claro que o Brasil será uma das regiões de destaque para nós e haverá pelo menos uma etapa do circuito aqui.
Mas, prioritariamente, mais do que organizar um evento, nós estamos focados em dar suporte aos organizadores e a comunidade já estabelecidos no país de qualquer forma que pudermos, para fazê-los sentir que a SNK está bem próxima deles.
Overplay: Aqui no Brasil, The King of Fighters é gigante! Eu me lembra que quando eu era mais jovem, nós costumávamos ir aos fliperamas ao tempo todo para jogar KoF 98 e diversos outros games. Agora nós temos o mais recente jogo da franquia, The King of Fighters XV, e vocês tem oferecido suporte ao game através de DLCs e novos personagens.
E agora os fãs gostariam de saber: Você poderia nos dizer algo sobre o roadmap, os conteúdos futuros de The King of Fighters XV? Vocês continuarão a dar suporte ao jogo?
Gonzales: Bom, nós recém revelamos o último personagem da 2º temporada, Hinako, que é um personagem que divide opiniões, os jogadores experientes, que sabem o que ela pode fazer, nos nossos jogos, ou a adoram ou a odeiam, não tem meio termo. Vocês podem esperar por mais informações sobre ela em brevem e o seu lançamento deve acontecer nos próximos meses. Ela está programada para o verão de 2024. Fora isso, eu não estou em posição de contar mais nada, infelizmente, mas por favor fiquem ligados no que a Hinako pode trazer de novo para o jogo em termos de gameplay.
Overplay: Bora falar de Fatal Fury! Vocês deram uma palhinha de um novo jogo da franquia Fatal Fury durante a EVO 2023. Os fãs parecem estar muito felizes com o retorno dessa amada série. Porém, eu vi muitas pessoas online se perguntando: Por que o nome “City of The Wolves?
Gonzales: É claro que é uma referência a “Mark of The Wolves”, no geral, mas também nós sabemos que a cidade do sul, Legacy, é muito grande, é muito rica, é uma cidade muito única, um ambiente único com muitas paisagens diferentes, diferentes representações culturais. Nós queríamos te certeza que os jogadores pudessem ver que é um ambiente vasto em termos de como o game pode ser apresentar. E nós mostramos isso no primeiro Teaser Trailer que tivemos na EVO, que mostra que você lutará em diferentes partes da cidade.
É meio como aquele velho espírito de briga de rua. Nós queríamos trazer isso de volta, mas também ter uma área com uma cultura histórica rica que nós possamos explorar dentro do game também. Essa é basicamente a ideia por trás do nome “City of The Wolves”, porque esse é um lugar onde os lobos se reúnem, e os lobos estão famintos, eles querem lutar. Então nós queremos mostrar tudo o que esse lugar tem a oferecer.
Overplay: A SNK, em parceria com a Netflix, acaba de lançar Samurai Showdown para iOS e Android. Eu joguei a versão para Nintendo Switch, e eu fiquei muito impressionado em ver que o game é basicamente o mesmo nos consoles e no mobile. Como a SNK enxerga o ambiente de jogos mobile? O que as plataformas mobile significam para a SNK?
Gonzales: A SNK é uma empresa japonesa muito tradicional. Uma das nossas funções no departamento ocidental de negócios é criar uma ponte entre o modelo japonês de empresa tradicional e as decisões de caráter ocidental, especialmente na indústria gamer. Nesse sentido, a parceria com a Netflix foi ótima para trazer uma melhor percepção do que significa estar no mobile.
Muitas pessoas ficam confusas, pois elas em os personagens da SNK no jogo e assumem que ele foi feito por nós, o que geralmente não é o caso, especialmente no mobile. Por exemplo, temos um jogo mobile muito popular, The King of Fighters All Star, que não foi desenvolvido por nós, nós apenas licenciamos a franquia para um desenvolvedora veterana do mercado mobile, a Netmarble.
Mas nós também temos alguns projetos nossos no mobile, que tem tido muito sucesso, como por exemplo Metal Slug Attack. E nós definitivamente estamos tentando convencer as pessoas de que investir em mobile é uma opção viável, algo que nós queremos explorar no futuro. Essa é uma das razões para eu estar aqui durante a BGS, para poder entrar em contato comercial com desenvolvedores locais, dos quais muitos são especialistas em mobile. Para conhecer novas ideias e poder utilizar talento externo, para transformar essas ideias em realidade. Para verificar se os desenvolvedores tem ideias que casam com o que nós queremos fazer. E se algo nos chamar a atenção, certamente será uma possibilidade.
No momento não temos nada novo planejado, ao menos no curto prazo, mas as portas continuam abertas, nós queremos trabalhar com novos talentos externos, como por exemplo no novo Metal Slug Tactics que está em desenvolvimento, também com uma desenvolvedora europeia. A possibilidade está aí, nós só precisamos encontrar a ideia certa, o parceiro certo, e começar a trabalhar.
Overplay: Vamos ao trabalho! Eu sei que você terá muitas entrevistas hoje, será um dia cheio.
Gonzales: Para mim está ótimo, eu fico muito feliz com isso! Eu sou apenas um jogador como qualquer outro, um jogador do cenário competitivo de jogos de luta. É assim que eu sou conhecido pela maior parte das outras pessoas. Para mim é como um presente poder fazer isso agora, fazer a imprensa e a comunidade receberem um suporte maior da SNK, demonstrar porque a SNK significa tanto para essas regiões, para que a SNK diga “Ok, nós entendemos, nós faremos mais pelo Brasil, pela América do Sul”.
Quanto a mim, eu apenas espero que as pessoas estejam felizes com tudo o que nós estivemos fazendo até aqui, com todos os projetos de retro que permitem que os jogadores possam jogar maravilhas como The King of Fighters 98 Ultimate Match, KoF 2002 Ultimate Match, KoF XIII Global Match com rollback. Tanto veteranos quanto novatos podem jogá-los. E nós também estamos trabalhando duro para que todos os nossos novos projetos estejam devidamente atualizados, com novos padrões de qualidade que os jogadores esperem de jogos de luta.
E também estamos trabalhando em outros tipos de projetos retro. Algo como Metal Slug Tactics é incrível para mim, eu amo jogos de estratégia, eu amo Metal Slug, então ver essas das coisas juntas é algo maravilhoso. E eu realmente espero ver mais ideias como essa com outras IPs. Afinal, nós temos uma biblioteca tão rica de franquias muito legais e interessantes, então nós realmente queremos e precisamos fazer mais com elas.
Overplay: Lembre-se que o Brasil ama a SNK! Muito obrigado pela entrevista!
Gonzales: Obrigado!