Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Em um movimento surpreendente que parece ter sido retirado do anime, um habilidoso jogador de Yu-Gi-Oh venceu recentemente uma partida de torneio invocando o imparável Exodia. O jogo de cartas Yu-Gi-Oh ainda é apreciado por muitos ao redor do mundo, seja em sua forma física ou por meio dos muitos jogos de vídeo Yu-Gi-Oh lançados ao longo dos anos. Baseado no igualmente popular mangá e anime do falecido artista Kazuki Takahashi, Yu-Gi-Oh coloca duelistas em confronto, com o objetivo de esgotar os seus Pontos de Vida usando muitos monstros, feitiços e armadilhas diferentes. Essas várias cartas de Yu-Gi-Oh são agrupadas em diferentes decks e estratégias, muitas das quais são centradas em um monstro em particular.
Um dos monstros de Yu-Gi-Oh mais populares é o Exodia, o Proibido, uma besta imponente que é invocada reunindo as cinco cartas designadas em uma única mão e concede ao seu dono uma vitória instantânea. Yugi Muto usou famosamente o Exodia para derrotar Seto Kaiba no primeiro episódio do anime Yu-Gi-Oh, mas os jogadores na vida real têm achado bastante difícil reunir as cinco peças necessárias do Exodia, mesmo ao jogar com um baralho focado nisso. Como resultado, baralhos centrados em Exodia ou conjuntos de cartas de “vitória instantânea” semelhantes são usados raramente na cena competitiva de Yu-Gi-Oh.
No entanto, essa não é sempre a realidade, como o jogador de Yu-Gi-Oh Jeffrey Leonard recentemente conquistou uma série incrível de vitórias com o Exodia durante o evento Yu-Gi-Oh Championship Series (YCS) Indianapolis 2023 no fim de semana passado. Conforme relatado pelo IGN, Leonard entrou no torneio com um baralho Exodia Dracoslayer FTK (First Turn Kill), que é centrado em invocar o Proibido em um único turno. Apesar das desvantagens inerentes desse tipo de baralho, Leonard conseguiu uma impressionante sequência de 3-0, o que levou à sua vitória surpreendente contra o ex-campeão do TCG de Yu-Gi-Oh, Justin Singh, na quarta rodada do torneio.
A partida entre Leonard e Singh foi uma competição melhor de três, com o primeiro tendo um desafio à altura devido ao baralho Tier-1 Tearlament de Yu-Gi-Oh de Singh. Durante o primeiro turno, Leonard conseguiu reunir as peças necessárias em um único turno. No segundo turno, Leonard se rendeu, e ele não conseguiu as cartas Exodia necessárias em seu turno inicial na terceira rodada. Felizmente para ele, Singh não tinha jogadas a fazer e passou o turno para Leonard, que usou o efeito de Blue Dragon Summoner para puxar as cartas Exodia necessárias e vencer sob os aplausos da plateia.
A notícia da vitória de Jeffrey Leonard logo se espalhou pelas redes sociais, e alguns jogadores a chamaram de um dos maiores momentos de transmissão de Yu-Gi-Oh de todos os tempos. Infelizmente, a sequência de vitórias de Leonard logo chegou ao fim, e ele acabou ficando em 591º lugar entre os 1.957 jogadores que participaram do torneio YCS Indianapolis 2023.
Isso não tira o brilho da impressionante vitória de Leonard contra Justin Singh usando o baralho Exodia Dracoslayer FTK, que ele mesmo admite que é principalmente usado para se divertir ao invocar o Exodia, em vez de ganhar torneios. Mas ganhar ele ganhou, conseguindo liberar todo o poder do Proibido contra seu oponente, assim como Yugi fez em seu duelo inicial contra Kaiba no anime de Yu-Gi-Oh. Jeffrey Leonard já é um membro popular da comunidade de jogos de cartas de Yu-Gi-Oh, e seu grande momento em Indianapolis provavelmente será lembrado por muito tempo.