Comentários

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em uma entrevista ao canal do YouTube MinnMax, Bruce Nesmith, um ex-funcionário da Bethesda, refletiu sobre sua extensa carreira na empresa, onde começou sua jornada em Daggerfall, ascendeu para se tornar o principal designer de Skyrim e, por fim, contribuiu para o desenvolvimento de Starfield antes de se dedicar à escrita de romances. E de acordo com ele, cada uma das decisões da empresa precisa passar primeiro por Todd Howard.

O sucesso de diversos jogos produzidos pela Bethesda levou a um aumento considerável no tamanho da equipe, de acordo com Nesmith, o que, em parte, contribuiu para sua saída. “Houve muitas mudanças acontecendo, e a estrutura da empresa também se adaptou, em parte devido à pandemia e em parte devido às transformações necessárias. Por isso, não tínhamos mais a mesma interação direta com Todd Howard.”

No entanto, Nesmith compreendia essa mudança. “Quando você está supervisionando seis estúdios diferentes e tem uma dúzia de projetos em andamento simultaneamente, é natural que haja limitações de tempo“, explicou. Mesmo assim, apesar das “linhas de comunicação” terem se tornado “mais rígidas”, Howard aparentemente mantinha a palavra final na maioria das decisões relacionadas à criação.

Todo e qualquer veredito passava pelo crivo de Todd“, declarou Nesmith, observando que Howard não gostaria de ouvir essa afirmação, pois ele mesmo não concorda que seja uma verdade absoluta. Mesmo assim, Nesmith reforçou que, infelizmente, essa é a realidade. Ele recordou que quando os desenvolvedores desejavam “algo fora do comum, algo que não seguisse o padrão Bethesda”, era necessário submeter a ideia diretamente a Howard.

Porém, Nesmith questão de enfatizar que Howard também não estava inteiramente satisfeito com essa estrutura organizacional. “Devo lhe dar crédito, ele fez um grande esforço para não ser o ‘Homem da Última Palavra’… isso não é algo que ele deseja intelectualmente.” O estúdio, aparentemente, moldou-se nesse formato porque as opiniões de Howard são consideradas extremamente valiosas, uma vez que ele é alguém com opiniões que têm grande peso.

De acordo com Nesmith, o diretor de longa data da Bethesda conseguia compreender o ponto de vista do jogador médio de forma excepcional, o que naturalmente o posicionava como o “Homem da Última Palavra”, uma vez que “ele sempre conseguia enxergar as coisas a partir da perspectiva de um jogador comum“. Qualquer que fosse a abordagem do estúdio, parece ter surtido efeito, como evidenciado pelo sucesso recente de Starfield.

Veja Mais: