Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Em uma recente entrevista com o IGN, o ator Doug Cockle, famoso como a voz por trás do herói Geralt de Rivia na trilogia The Witcher, afirmou que é “inevitável” que a inteligência artificial (IA) seja cada vez mais usada no processo de desenvolvimento de jogos, e isso não é necessariamente algo ruim, mas é potencialmente “perigoso” se os atores de voz não tomarem medidas para controlar como suas vozes serão usadas.
“Certeza que a IA é inevitável, e os desenvolvedores a usarão“, disse Cockle. “Não temos 100% de certeza do que isso significa exatamente. Eles já estão usando de várias maneiras, preenchendo vozes de fundo, vozes de NPCs, coisas assim, o que é lamentável porque essas vozes eram todas de seres humanos em algum momento, e as vozes são todas modeladas em seres humanos. Então, pegaram a voz de alguém, colocaram em seu banco de dados, digitalizaram e estão usando para dizer coisas que o indivíduo nunca disse. Há algo antiético nisso, e há muito debate acontecendo.”
Cockle disse que uma empresa de IA o abordou há alguns anos para usar sua voz de Geralt, e ele recusou, não porque seja contra a IA em princípio, mas simplesmente porque “as pessoas estão pirateando nossas vozes“.
O maior problema para Cockle é o potencial de abuso, como se alguém usasse a voz de Geralt para criar mensagens racistas ou espalhar desinformação. “Aí é onde a IA se torna perigosa“, disse Cockle. “Notícias falsas, opiniões falsas. Estamos vendo isso com políticos agora. As pessoas estão divulgando coisas. Então, a IA não é o problema. São as pessoas que usam a IA.”
Veja Mais: