Tempo estimado de leitura: 10 minutos
Os remakes tendem a ser mais empolgantes do que as remasterizações, pois as melhorias frequentemente vão além de simples atualizações de resolução ou taxa de quadros. Nos melhores casos, os estúdios reimaginam experiências clássicas de maneiras empolgantes, corrigem imperfeições e, de alguma forma, mantêm os fatores intangíveis que fizeram os fãs se apaixonarem por esses títulos inicialmente. No mínimo, os remakes oferecem uma ótima maneira de jogar experiências antigas ou menos acessíveis em hardware moderno.
O boom dos remakes tem estado em pleno vigor nos últimos anos, a ponto de começar a ser difícil acompanhar todos os projetos em andamento. Felizmente, reunimos o máximo possível de remakes anunciados (não remasterizações) que pudemos encontrar e os reunimos em uma lista organizada cronologicamente por janela de lançamento. Esta lista será atualizada à medida que novos remakes forem anunciados e lançados, então fique de olho nos próximos meses.
Persona 3 Reload
Lançamento: 2 de fevereiro
Persona 3 é o jogo que transformou a série spin-off Shin Megami Tensei no sucesso popular que é hoje, e está sendo refeito do zero na Unreal Engine. Está repleto de recursos, como uma apresentação e jogabilidade reformuladas, mais próximas de Persona 5, um novo dublador em inglês e histórias paralelas adicionais que expandem o elenco. Reload é anunciado como um remake da versão original de Persona 3, portanto, embora ainda mantenha as mudanças narrativas de Persona 3 FES, não incluirá a opção da protagonista feminina da versão PSP.
Final Fantasy VII Rebirth
Lançamento: 29 de fevereiro
O segundo capítulo do Final Fantasy VII Remake vai além de Midgar e adentra território desconhecido. Certamente, provavelmente visitaremos locais conhecidos como Gold Saucer e encontraremos novas versões de velhos amigos, mas a história de Rebirth pode seguir muitas direções novas com base nos eventos do Remake. Estamos animados para ver as novidades que a Square Enix está preparando, contanto que o minijogo de snowboard permaneça intacto.
Silent Hill 2
Lançamento: A ser anunciado
A Bloober Team está revivendo Silent Hill 2 com uma nova roupagem moderna. As mentes por trás de Layers of Fear e The Medium podem não ter o melhor histórico crítico, mas esperamos que trabalhar com um modelo estabelecido (e melhor) resulte em mais resultados positivos. Seria bom ter uma versão modernizada de qualidade de Silent Hill 2 após o port HD de 2012, que não foi tão bem recebido. A janela de lançamento de Silent Hill 2 permanece envolta em mistério, mas chegará ao PC e PlayStation 5 como exclusivo temporário de console.
Star Wars: Knights of the Old Republic
Lançamento: A ser anunciado
O anúncio de que talvez o melhor jogo de Star Wars receberia um tão necessário remake fez com que os fãs erguessem seus sabres de luz em celebração. Infelizmente, o desenvolvimento do jogo pode já ter sucumbido ao lado sombrio. Foi relatado que o progresso estagnou e o trabalho no jogo passou das mãos da Aspyr Media para a Saber Interactive. Supostamente, a Lucasfilm não ficou satisfeita com um demo interno, o que interrompeu o desenvolvimento por um período (e levou à demissão de dois diretores), e o projeto está praticamente congelado no momento. Apesar das dificuldades, esperamos que KOTOR retome o rumo e eventualmente veja a luz do dia.
Splinter Cell
Lançamento: A ser anunciado
Pode não ser uma entrada inédita, mas um remake da primeira aventura de Sam Fisher é melhor do que nada após anos de espera. A Ubisoft Toronto está à frente do projeto e planeja reconstruir o jogo do zero usando a Snowdrop Engine, mantendo os clássicos elementos de stealth. Fora a recente perda de seu diretor (em bons termos), não está claro como está o desenvolvimento ou quando veremos essa nova versão da franquia.
Prince of Persia: The Sands of Time
Lançamento: A ser anunciado
O desenvolvimento tem sido tumultuado para o aguardado remake de The Sands of Time, para dizer o mínimo. Além da revelação do jogo ter gerado críticas dos fãs devido aos gráficos pouco impressionantes, ele foi adiado duas vezes: primeiro por dois meses e depois indefinidamente. Olhando para trás, é incrível pensar que deveríamos estar jogando isso em janeiro de 2021. Em maio de 2022, a Ubisoft anunciou que transferiu o desenvolvimento de seus estúdios iniciantes na Índia de volta para Montreal, onde The Sands of Time foi criado pela primeira vez. Embora seja lamentável que a Ubisoft Pune/Mumbai não tenha conseguido concluir o remake, estamos animados para ver se a Ubisoft Montreal pode reaplicar a mesma magia.
Dragon Quest III: HD-2D Remake
Lançamento: A ser anunciado O formato HD-2D está se tornando cada vez mais popular para reviver clássicos JRPGs. Funcionou maravilhosamente bem para Live A Live, e a Square Enix está dando o mesmo tratamento a Dragon Quest III. Por enquanto, sabemos muito pouco sobre o jogo, exceto que ele está chegando aos consoles em uma janela ainda não especificada.
Max Payne 1 e 2
Lançamento: A ser anunciado
Em abril, a Remedy Entertainment surpreendeu a comunidade de jogos ao anunciar que fez um acordo com a Rockstar Games para remasterizar Max Payne e Max Payne 2: The Fall of Max Payne. A Remedy vendeu a propriedade intelectual à Rockstar em 2002, mas as duas empresas estão se unindo para reviver a série de crime sombrio que popularizou o bullet time. Os jogos serão feitos pela Remedy, com a Rockstar financiando o desenvolvimento e a publicação, e destinados aos consoles da geração atual e PC.
Gothic
Lançamento: A ser anunciado
O Gothic de 2001 está recebendo um revival fiel que pretende reintroduzir o RPG a um novo público. O sistema de combate e esquema de controle, criticados no original, foram retrabalhados para se sentirem modernos e, principalmente, jogáveis. O desenvolvedor THQ Nordic Barcelona até lançou um teaser jogável para obter feedback e garantir que esteja no caminho certo. Com mais de 20 anos, Gothic tem sido um jogo difícil de revisitar no PC, tornando este remake ainda mais bem-vindo.
The Witcher
Lançamento: A ser anunciado
A lista de projetos futuros da CD Projekt Red inclui um remake completo do primeiro jogo de The Witcher. Ele está sendo construído na Unreal Engine 5 pela desenvolvedora Fool's Theory (com supervisão de veteranos da CD Projekt) e está em estágio muito inicial de desenvolvimento. The Witcher, lançado para PC em 2007, não é o jogo mais fácil de revisitar devido à sua idade e à falta de portes para consoles. Agora que Geralt e seus amigos são atrações populares, os fãs mais recentes finalmente poderão experimentar a aventura que deu início a tudo.
Metal Gear Solid Delta: Snake Eater
Lançamento: A ser anunciado
Meses de rumores se mostraram verdadeiros quando a Konami revelou que estava refazendo possivelmente a entrada mais amada na série Metal Gear, Snake Eater. Alardeando, como a Konami colocou, "gráficos de última geração e áudio 3D", esta nova versão contará fielmente a história da origem de Big Boss. O mais importante, a icônica música tema está de volta com toda força.
Esta lista representa apenas uma fração dos remakes anunciados, e certamente haverá mais novidades e surpresas à medida que o tempo passa.
Comentários