Tempo estimado de leitura: 5 minutos
eFootball 2024 chegou e apesar de ser uma espécie de "grande atualização", a novidade da Konami prometeu boas mudanças.
Confira a nossa análise completa de como está o game de futebol.
A EA segue sem adversários...
Durante os últimos anos, se tornou um fato dizer que a EA não tem adversários dentro do mundo do futebol gamer e é verdade.
O antigo Winning Eleven, que passou para PES e se tornou eFootball, foi quem mais se aproximou com o decorrer dos anos, mas desde 2020 (aproximadamente), o FIFA - ou agora EA Sports FC - se tornou totalmente soberano.
O eFootball 2024 chegou neste mês e ficou, primeiramente, naquele meio termo de "é um jogo novo?" ou "só mudaram a capa?". Bem, a resposta é de que foi divulgado e promovido como um jogo novo, mas na prática...
O game seguiu o mesmo, mas parece ainda mais cansado. Cansado no sentido de você sentir que está jogando a mesma coisa faz anos, inclusive com problemas que antes já existiam.
Um primeiro ponto importante é de que, por conta da renovação exaustiva de contratos de seus jogadores, quase não consegui jogar o principal modo do game (e talvez o único). Se não tivesse algumas moedas de outras gameplays e não resgatasse cartas que o próprio game deu, ficaria sem jogar o Dream Team.
Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais notícias de Games
Jogando o dito Dream Team, esperava ver algum tipo de novidade, mas não. Tudo segue exatamente igual, com algumas pequenas features no âmbito de montar táticas para a sua equipe.
O problema é que, saindo do Dream Team, não tem mais nada para fazer no game sem ser amistosos, com uma quantia enorme de equipes "genéricas", ou seja, em uniforme e logos reais.
Quando lançado em 2021, o projeto "eFootball" prometia a chegada de diferentes modos de jogo muito em breve e, ainda que pagos a parte, seria de fato uma boa. Grande parte do público fã de PES adora jogar a famigerada "Master League", prometida para meses depois do lançamento original e ainda sem sinal de vida, 2 anos depois.
Falando de gameplay, o sentimento é o mesmo de todo o restante: Frustrante.
Joguei contra a IA e no online. Não tive dificuldades em vencer as partidas (assim como também perdi algumas), mas é inacreditável a falta de controle e precisão do game.
Driblar, colocar a bola em algum canto, chutar de longe, dar arrancadas... Tudo parece mal feito. A impressão que fico é de que o jogo foi feito para o jogador correr e chutar sem qualquer técnica.
Inclusive, obtive mais êxito jogando assim. Com jogadores rápidos, saía correndo para frente e finaliza sem pensar, saindo assim gols de maneira tranquila.
Até a física do jogo está esquisita, coisa que achei que piorou em relação ao 2023. Em alguns cruzamentos, a bola sobe e cai de maneira muito veloz, assim como os pulos dos goleiros são incondizentes com a direção da bola.
Pelo menos, os bugs de 2022 já não existem mais...
VEJA MAIS
Vale a pena?
Apesar de muitos pontos negativos, todos citados acima, eFootball 2024 pode valer a pena por ser um jogo de futebol gratuito.
O único ponto positivo é, justamente, ser grátis. Ah, tem os times do campeonato brasileiro, podendo utilizar os uniformes atualizados, por exemplo. Mas mesmo assim, o que mais importa é que o jogo é grátis.
Em qualquer outro aspecto, eFootball 2024 é um game fraco e parece que piorou na gameplay em relação ao 2023.
Para o EA Sports FC, melhor ainda, pois segue sem rival. Para os fãs, bem, é complicado...
- Desenvolvedora: Konami
- Publisher: Konami
- Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Android, Xbox One, iOS, Xbox Series X and Series S e PC
- Review feito no: PS5
Comentários