Comentários

O novo eFootball tinha a expectativa de chegar com tudo para o mundo dos games. Um jogo de futebol gratuito e de uma franquia já consolidada tinha tudo para dar certo, ser no mínimo aceitável. Mas não, foi um erro imenso.

Entre tantas coisas, é difícil separar os problemas

eFootball 2022 é problemático por inteiro. Sim, sem sombra de dúvidas estará nas listas dos piores games de 2021. Mesmo assim vale elencar os tantos problemas que o game apresenta. O modelo utilizado será por tópicos para melhor compreensão e visualização.

  • Visual – O jogo apresenta um gráfico datado e bem problemático. É difícil de aceitar que a Konami tenha lançado o game dessa forma, afinal os últimos jogos da franquia estavam indo bem a menos nesse sentido. Pelo fato de existir crossplay entre consoles e mobile, esse é um dos motivos para tentar entender o fato dos gráficos péssimos. Tudo no jogo não tem uma aparência legal, sejam os jogadores, a gameplay da partida, a ambientação do estádio, a grama, tudo realmente fica muito abaixo do esperado. Parece um game de gerações passadas.
  • Gameplay – Aqui na gameplay tratarei de dois aspectos: A jogabilidade, por óbvio, e o que o jogo oferece. Começando pelo último, é uma lástima abrir o game e se deparar com os modos de jogo. São dois. Isso, mesmo, dois. Um de “eventos” e outro de partidas amistosas, mas na prática são a mesma coisa. É um game em que só se pode jogar amistosos!! Mais do que isso, com pouquíssimas equipes disponíveis e entre elas, algumas bizarrices como por exemplo o Flamengo sem Gabigol. Mas dito isso, a jogabilidade não inova e não trouxe nada de novo. Muitas falhas foram apresentadas mas se encaixam mais como bugs, o que falaremos a frente. Segue sendo difícil driblar no game, não pela marcação adversária ou algo assim mas sim pelo fato de que não é nada usual, orgânico. O jogo adicionou algumas features de movimentação e retirou outras, como o corte ou fingir um chute. Os goleiros não são os mesmo do último game, apresentando uma movimentação bem esquisita e saindo constantemente do gol. As táticas até funcionam bem, mas não fazem muita diferença em meio a um mar de problemas.
  • Bugs e desempenho – O jogo é completamente bugado. É difícil terminar uma partida sem que tenha apenas um único bug. Sim, esse é o nível eFootball 2022. É de fato complicado, pois em boas horas (ou ruins) de gameplay, pude ver jogadores deslizando pelo campo, carrinhos onde o zagueiro literalmente entrava no atacante, faltas com barreira invisível, goleiros saindo do gol em direção a bola mesmo fora da área, escanteios cruzados sem a bola e muitas movimentações esquisitas. Realmente foi um show de horrores. Além disso, a forma dos jogadores parece se movimentar com sua corrida. Há uma constante impressão de que falta proporcionalidade nos atletas o que é bem estranho.

eFootball 2022 gratuito está caro

O veredito final é esse. Memes, piadas e até reações de raiva tomaram a internet hoje, mas todas merecidas. Difícil entender o motivo de lançar esse game, o qual pode passar por melhorias e ainda terão conteúdos adicionados (pagos), mas o lançamento de eFootball foi um completo fracasso. FIFA perdeu a concorrência de vez.

Positivo
  • Gratuito
Negativo
  • Muitos bugs
  • Falta de modos
  • Visuais terríveis
  • Jogabilidade fraca
Nota 20


Comentários