Sifu foi lançado hoje e uma das coisas mais surpreendentes é sua alta dificuldade. Uma das coisas que os primeiros jogadores disseram é que, para zerar o jogo, você precisará dominar o máximo possível.
Dominar Sifu vai levar tempo, trabalho, esforço e um olhar aguçado para como as coisas funcionam. Para ajudá-lo a começar, separamos dez coisas que você precisará aprender o mais rápido possível. Aqui estão algumas dicas para iniciantes em Sifu.
Os quadros de detetives estão todos ligados
Uma das mecânicas que você vai conhecer em Sifu é o Quadro do Detetive. Esse quadro funciona como um menu para coletar todas as evidências e informações que você encontra durante um nível. Todos os itens que você pegar durante o jogo aparecerão aqui e fornecerão pequenas dicas sobre como vencer os chefes, incluindo quaisquer pista que você encontrar para ajudar a abrir atalhos.
Você receberá uma contagem de quantos itens estão em cada nível e, se encontrar todos, receberá um troféu. Embora seu primeiro instinto seja vasculhar os níveis para tentar encontrar os últimos colecionáveis, você deve saber que todos os Quadros de Detetives estão vinculados e que os níveis posteriores fornecerão itens para usar nos anteriores para encontrar os últimos. Por exemplo, você não pode encontrar todos os colecionáveis no primeiro nível até terminar o primeiro.
Lembre-se de usar suas agarradas
Uma das ferramentas que você terá em seu arsenal desde o início é a capacidade de agarrar após dar parry em um inimigo pressionando quadrado e X ao mesmo tempo. Fazer isso fará com que seu personagem empurre qualquer inimigo parado em qualquer direção que você esteja mirando. Este movimento é bom para mover os inimigos pelo campo de batalha, mas tem outro propósito.
A verdadeira razão para usar o agarrar é tentar atirar os inimigos das alturas. Tanto você quanto seus inimigos são incrivelmente suscetíveis a tropeçar mesmo de uma pequena varanda ou descer algumas escadas. Quase todos os níveis têm áreas nas quais você pode jogar os inimigos, então se você quiser cuidar dos inimigos rapidamente, tente jogá-los dos lugares.
Esquivar é tão importante quanto parry
Quando você inicia o Sifu, você pode pensar que parry e defesa são a chave para derrotar seus inimigos. Isso é verdade, mas há mais um movimento que é tão importante quanto – esquivar-se. Ao segurar o botão de bloqueio, mova-se em qualquer direção que seu inimigo te ataque para se esquivar. Se você fizer isso no momento certo, verá um brilho ao redor do seu inimigo que permite realizar um combo neles.
Todo chefe em Sifu fica mais vulnerável para você quando você se esquiva do que quando defende ou usa parry. Pode parecer o movimento mais arriscado deixar seu inimigo atacar você, mas na verdade é melhor tentar despistar seu oponente de vez em quando.
Evite criar inimigos mais difíceis não usando takedowns
Um dos movimentos mais poderosos que você pode realizar em Sifu é um takedown, que acontece quando você quebra a estrutura de alguém. No entanto, eles são um pouco arriscados, pois os inimigos podem ocasionalmente se tornar muito mais fortes se você executar um neles, aumentando sua saúde de volta ao máximo e tornando-os muito mais agressivos.
Se você quiser evitar isso, evite usar takedowns em seu inimigo e simplesmente continue atacando-o até que sua saúde se esgote completamente. É um pouco mais lento, mas é muito mais seguro do que criar inimigos mais difíceis para você.
Grinde no primeiro nível para se acostumar com como as coisas funcionam
Quando você joga o primeiro nível de Sifu, você vai achar as coisas muito difíceis. No entanto, é de longe o nível mais fácil de completar. Por causa disso, você vai querer passar por isso algumas vezes para se acostumar com o funcionamento de parry, esquiva e defesa.
Esse será um conselho ainda melhor quando você iniciar o segundo nível, The Club. As coisas realmente aumentam aqui, com inimigos muito mais difíceis, um chefe muito mais difícil e um período muito maior antes de você obter um cartão-chave para o atalho. Se as coisas ficarem muito difíceis, volte ao primeiro nível e aprimore seus fundamentos.
Obtendo uma nova idade em um nível reescreve o velho
Idade é uma coisa complicada em Sifu, o que faz sentido considerando que é o cerne de como a progressão funciona. Quando você passar de um nível, sempre que começar o nível depois dele, você terá a idade que tinha quando terminou o nível anterior. Parece confuso, mas essencialmente salva sua idade no final de cada nível.
No entanto, passar um nível com uma idade mais nova reescreverá esse progresso. Então, se você passou do primeiro nível com 29 anos na primeira vez, mas 21 na segunda, ele permitirá que você comece o segundo nível com 21 a partir desse ponto. Continue repetindo os níveis e obtendo melhores pontuações e você colherá os benefícios.
Guarde seu foco para inimigos mais difíceis
O medidor de foco será seu melhor amigo em Sifu. Ao bloquear ataques e contra-atacar, você aumentará o foco que pode ser usado para ataques especiais nos inimigos. Estes não podem ser bloqueados. Você também começará com um muito bom e há mais a ser desbloqueado à medida que avança.
Por mais legais que sejam esses movimentos, não os use apenas por usar. Eles são destinados aos inimigos mais difíceis de Sifu. Você os desejará especialmente para as batalhas contra chefes, que podem parecer injustas.
Tente não ser cercado
Um último conselho para quando você começar em Sifu – não fique cercado. Você vai querer lutar contra os inimigos um e um para poder se concentrar o máximo possível em se esquivar e dar parry. Isso pode parecer difícil, considerando quantos você enfrentará de uma só vez, mas existe um método simples.
Corre. Faça parkour e fuja sempre que precisar. Dessa forma, seus inimigos virão até você e serão forçados a reagir aos seus movimentos. Você também pode encontrar armas e coisas no ambiente para usar a seu favor quando tiver algum espaço. Não há vergonha em correr.