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Existem muitos segredos e referências em Marvel's Spider-Man 2 que são fáceis de encontrar, se você souber onde procurar, é claro. Há dicas sobre Wolverine, Pantera Negra, os Vingadores e muitas outras propriedades da Marvel, e se você investigar mais profundamente, encontrará ainda mais homenagens.

Confira abaixo uma lista reunindo 10 desses elementos, embora provavelmente seja possível encontrar vários outros.

Farley Stillwell, Madripoor e Indústrias Trask

Em uma nota encontrada em um covil dos Caçadores, há informações sobre Farley Stillwell, indicando que ele auxiliou na criação do Escorpião e também passou um tempo em um lugar chamado Madripoor, possivelmente tendo conexões com a Trask Industries.

Tudo isso é uma verdadeira mina de referências. Além de Stillwell ser o nome do cientista que transformou Mac Gargan no Escorpião nos quadrinhos, Madripoor é um local bem conhecido nos gibis da Marvel também.

Trask Industries, por sua vez, está mais associada aos X-Men - tanto nos quadrinhos quanto nos filmes, essa é a empresa responsável pela construção dos gigantes robôs conhecidos como Sentinelas, que governos e vilões usam para perseguir mutantes.

A Varinha de Watoomb

A Varinha de Watoomb não é exatamente um segredo, pois é roubada pela Gata Negra em uma das missões do jogo, quando ela a utiliza para escapar dos Caçadores de Kraven. No entanto, esse item não é apenas um artefato mágico qualquer, mas também tem um significado nas histórias em quadrinhos, já que é um dos muitos artefatos que o Doutor Estranho frequentemente guarda, procura ou luta para proteger - o que justifica que Wong e o Doutor Estranho o recuperem no final da sequência, mesmo que à distância.

Aranha-Humana

Em determina missão, Peter enfrenta alguns cultistas que mencionam uma profecia relacionada a ele. O Aranha então questiona o que a profecia envolve: "Lutas intermináveis? Mortes por edifícios? Crescer quatro braços e se tornar uma Aranha Humana gigante?"

Essa piada tem raízes nas histórias em quadrinhos da Marvel, e talvez seja mais conhecida por sua presença na série animada do Homem-Aranha. Nos quadrinhos, Peter se transforma em uma Aranha gigante, ou algo parecido com isso, pelo menos três vezes, e raramente são situações favoráveis.

Remix do Tema do Homem-Aranha

Na missão "Ilusionista Mestre," Miles Morales entra em um dos muitos Mysteriums criados por Quentin Beck, também conhecido como Mysterio. Nessa sequência estranha, Miles se torna um DJ em uma boate e você assume o controle de uma sessão de Guitar Hero.

No entanto, vale a pena prestar atenção ao que Miles está tocando - desde que você não erre muitas notas, vai perceber ele está, na verdade, tocando uma versão eletrônica dançante do tema principal dos jogos do Homem-Aranha da Insomniac.

Dazzler

Dazzler, ou Crystal aqui no Brasil, é um membro dos X-Men, conhecida por sua habilidade de transformar som em luz. No entanto, ela é mais famosa por ser uma estrela pop e ícone da música quando não está salvando o mundo. Embora tenha começado sua carreira fazendo música disco nos anos 70, ela mudou de gênero musical ao longo dos anos para acompanhar as tendências contemporâneas da música, embora ainda seja associada ao disco.

Durante a sequência em Coney Island em Marvel's Spider-Man 2, você pode encontrar um local chamado "Palco da Dazzler," que parece ser uma noite de microfone aberto para músicos aspirantes. Embora a personagem não esteja presente, o nome é uma homenagem clara, e esta não é a primeira vez que ela é homenageada, já que o jogo Guardiões da Galáxia de 2021 colocou um pôster de Dazzler na parede de Peter Quill.

Speed Demon

Bem, esse é um segredo um tanto obscuro - enquanto estão no parque de diversões em Coney Island, Peter, Harry e MJ decidem andar na montanha-russa chamada "Speed Demon," que tem seu próprio mascote com capacete que aparece várias vezes.

Nos quadrinhos, Speed Demon é um supervilão que originalmente tinha o nome (não muito bom) de "The Whizzer" antes de adotar um nome mais apropriado. Na verdade, o pequeno ícone do mascote é uma representação bastante precisa do personagem, embora em um estilo chibi e fofo. Speed Demon lutou contra os Vingadores mais de uma vez, mas também enfrentou o Homem-Aranha em algumas ocasiões.

Amazing Fantasy 15

Aqui temos uma referência interessante - ao ajudar uma fotógrafa em uma missão secundária, você joga em um flashback de quando Peter Parker vendia fotos do Homem-Aranha para o Clarim Diário e J. Jonah Jameson.

Essa referência é precisa em relação às histórias em quadrinhos, já que Peter começou sua carreira como fotógrafo, apesar de seu histórico em ciências. No entanto, o detalhe mais notável é que a pose e a composição da primeira foto que Peter vende para o Clarim Diário são uma correspondência exata com a capa de "Amazing Fantasy #15", o quadrinho onde o Homem-Aranha fez sua primeira aparição.

Mochila na Escola

Em uma das missões iniciais, Peter tem um flashback de seus dias de escola com Harry, quando ele passa boa parte do tempo se escondendo por sua antiga e scola. Em um momento, ele está escalando por um duto de ventilação e nota algo. "Mochila antiga - esqueci que coloquei isso aqui. Preciso pensar em um jeito de rastrear elas".

É um comentário breve que não parece significar muito naquele momento, mas na verdade é uma referência ao primeiro jogo do Homem-Aranha da série, no qual uma das principais missões secundárias envolve a busca por dezenas de mochilas que Peter deixou pela cidade e esqueceu, até que finalmente ativa os dispositivos de rastreamento nelas.

Quarteto Fantástico e Edifício Baxter

Dirija-se a um edifício no distrito Hell's Kitchen e você pode notar um sinal muito específico pela metade no telhado - um gigantesco "4" azul em um círculo.

Sim, esse é o símbolo do Quarteto Fantástico! A icônica família de super-heróis da Marvel é famosa por se basear em Nova York em um arranha-céu chamado Edifício Baxter, que supomos que esta estrutura represente. O fato de o símbolo estar pela metade pode sugerir que a equipe está apenas começando ou talvez se separando...? É difícil dizer, já que não há outras referências a eles no jogo que conseguimos encontrar, com exceção do traje "Novo Traje Azul," que Peter pode desbloquear mais tarde.

Knull e os Simbiontes

O meteorito pelo qual o Simbionte chega pela primeira vez à Terra e que se torna um importante ponto de enredo posterior é preto e tem uma estranha espiral vermelha esculpida nele. E isso não para por aí, muitos dos simbiontes com os quais você luta posteriormente têm espirais semelhantes marcadas neles.

A espiral, particularmente a espiral vermelha, é o ícone característico do deus e criador dos simbiontes, Knul. Nos quadrinhos, Knull criou os simbiontes para dominar o universo - eles se ligariam a mortais, permitindo que ele dominasse tanto o simbionte quanto o hospedeiro. No entanto, os simbiontes foram libertados de seu controle quando Knull foi ferido em uma batalha com Thor centenas de anos atrás. Knull não morreu, foi aprisionado no centro do planeta Klyntar quando os simbiontes se revoltaram contra ele e só se libertaria na era moderna.

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