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Apesar de ser um jogo curto, Stray tem um universo fantástico para ser explorado e uma lore que cativou o público. Com tantas coisas para descobrir, no vídeo de hoje trouxemos os 10 detalhes mais interessantes sobre esse belo mundo distópico do game, que está repleto de mistérios, segredos e curiosidades.

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Zurks

Existem dois tipos de inimigos que podem matar o gato no jogo: os Zurks e os Sentinelas. Os jogadores conhecerão os Zurks primeiro, que são criaturas aterrorizantes semelhantes a insetos que podem te pegar se você não fugir. Embora sua origem não seja claramente explicada, os Companheiros dizem que estão presos nas Favelas porque os Zurks e seus ninhos semelhantes a teias cercaram a área. Eles são bactérias mutantes que evoluíram para comer tudo em seu caminho, incluindo metal. Felizmente, eles são eliminados pela luz do sol que alcança o lugar no final do jogo.

Problemas do mundo real

Stray pode ser um jogo fofo onde controlamos um gato, mas aborda alguns problemas sérios do mundo real, como ganância corporativa e ambientalismo. Isso é perfeitamente capturado através da rebelião do grupo conhecido como Extramuros, que jurou escapar do domínio de ferro da Neco Corp e chegar ao mundo exterior, não importa o que for preciso. O gato conhecerá vários de seus membros ao longo do jogo, começando com a doce Momo e terminando com a corajosa Clementine. De fato, o jogador fará parte do grupo ao final da jornada, graças às ações ousadas e brilhantes do nosso protagonista.

Companheiros

Ficou óbvio nos trailers que Stray está cheio de robôs que têm qualidades humanas, mas é apenas quando jogamos e falamos com eles que aprendemos por que não há humanos por perto. Os robôs, conhecidos como Companheiros, foram projetados para serem quase exatamente iguais aos humanos. Eles evoluíram de várias maneiras muito depois que os humanos se foram, e podem descobrir novos hobbies e habilidades por conta própria.

Robôs humanos

Uma das revelações mais importantes acontece quando o B-12 recupera uma parte crítica de sua memória e descobre que já foi um humano. Ele era um cientista que estava tentando encontrar uma maneira de ajudar sua família a sobreviver durante os últimos dias da humanidade. Há um pod em forma humana que os jogadores encontrarão mais de uma vez ao longo do game, o que implica que era possível que as pessoas baixassem sua consciência e se tornassem robôs. Não há como dizer quantos robôs no jogo já foram pessoas como B-12, que acabaram perdendo suas memórias.

Praga

Um momento sombrio no jogo acontece na Sala de Controle, onde B-12 finalmente se lembra do que matou todos os humanos naquele mundo. O robô relata como sua própria família morreu após uma praga, que dizimou toda a humanidade. Essa praga pode estar relacionada à infestação de Zurk com a qual os robôs lidavam, mas não está claro que tipo de doença se espalhou ou de onde veio. A única coisa que sabemos é que foi devastadora.

A cidade

Apesar de Stray ser um jogo curto, os fãs podem estender seu tempo jogando explorando todos os cantos e recantos do belo mundo onde a jornada é ambientada. À medida que avançamos na história, descobrimos que existem três camadas ou locais distintos na cidade. No fundo estão as Favelas, a área mais pobre e em maior perigo por causa dos Zurks. A área do meio é apropriadamente chamada Midtown, onde Sentinelas e Pacificadores ameaçam os moradores. O local final é a Sala de Controle, que possui um conjunto complexo de computadores e botões que controlam tudo nos locais abaixo.

Ganância

Há uma questão social que Stray aborda com ousadia, que é o efeito perigoso da ganância corporativa. O logotipo da Neco Corporation está estampado em todo o jogo, e seus Sentinelas e Pacificadores ainda patrulham ativamente oprimindo a região. Embora não esteja claro se a Neco teve algo a ver com a praga que exterminou a humanidade, eles tiveram participação nas calamidades ambientais que tornaram o exterior inabitável. Também é possível que a Neco tenha sido estabelecida pela elite que procurou se separar dentro da Cidade Murada.

Sem humanos no controle

A verdade chocante é finalmente descoberta quando o gato e o B-12 se infiltram na Sala de Controle. Os Extramuros e outros moradores da Cidade Murada foram oprimidos e patrulhados por Sentinelas e Pacificadores por um longo período, mas descobrimos que seus donos e programadores humanos já se foram há muito tempo. É uma situação triste e absurda que causou angústia desnecessária aos Companheiros por todo esse tempo, pois eles achavam que havia pessoas lá em cima controlando tudo e obrigando todos a permanecerem dentro da cidade. É apenas através dos esforços do gato e do sacrifício doloroso do B-12 que a situação muda para todos.

Fora dos muros

O nosso protagonista sabe que o mundo fora dos muros da cidade é exuberante e pacífico – afinal, foi de onde ele caiu. É através da existência do gato na Cidade Murada que alguns personagens como Momo e Clementine são capazes de deduzir que é realmente seguro sair de casa. Por muito tempo, eles acreditaram que o mundo lá fora pereceu por causa de questões ambientais. É gratificante sair da Sala de Controle sabendo que os Companheiros em breve aproveitarão o lado de fora pela primeira vez em muito tempo.

Outras cidades?

Nunca é dito explicitamente que existem outras Cidades Muradas em Stray, mas jogadores com olhos de águia podem identificar as palavras Cidade Murada 99 na Sala de Controle. Esta é uma indicação clara de que existem outros lugares iguais, mas é impossível dizer se também há sobreviventes ou Companheiros nessas cidades. Uma coisa é certa: a ideia de que poderia haver outros lugares para explorar é o ponto de partida perfeito para uma possível sequência ou até mesmo algumas expansões de Stray.



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