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Todos nós adoramos uma boa lenda. Ela nos envolve em suas grandiosas aventuras, mesmo que nem tudo faça sentido. Os detalhes se entrelaçam e se transformam a cada nova narrativa, mas os elementos principais permanecem intactos. Assim, The Legend of Zelda é verdadeiramente digno de seu nome.

Desde o lançamento dos jogos, os fãs têm tentado estabelecer uma linha do tempo precisa para toda a série, com o livro 'Hyrule Historia' nos proporcionando a visão mais próxima de uma cronologia oficial até o momento. No entanto, por vezes, os detalhes nem sempre parecem se encaixar, fazendo com que os jogos pareçam apenas lendas, histórias transmitidas ao longo do tempo.

Jogos de Zelda definitivamente canônicos

  • Skyward Sword estabelece o início das linhas do tempo, com o nascimento de Hyrule, a criação da Triforce e da Master Sword, e o ciclo de renascimento encabeçado por Link, Zelda e Demise. Nada contradisse isso desde então, nem tentou recontar essa história.
  • Ocarina of Time é onde as coisas se tornam um pouco mais confusas, mas também é crucial para a compreensão da série. Situado no meio de todos os jogos, Ocarina of Time estabelece as linhas do tempo divergentes que se desdobram na maioria das outras histórias da série. A natureza canônica das linhas do tempo é um pouco ambígua, embora Ocarina of Time em si seja muito consistente e coerente.
  • Twilight Princess continua a partir de Ocarina of Time, onde Link é uma criança e Ganondorf é executado por seus crimes futuros. O elemento que une as linhas do tempo, tornando-se explícito em "Hyrule Historia", é que o herói antigo que treina Link é exatamente o mesmo Link de "Ocarina of Time".
  • The Wind Waker ocorre na linha do tempo dos adultos, na qual Ganondorf foi aprisionado, e The Wind Waker narra sua libertação do Reino das Trevas. No entanto, o Link de Ocarina of Time é lembrado e reverenciado nessa Hyrule, reforçando a conexão tanto com Ganondorf quanto com os eventos dos jogos anteriores.
  • Breath of the Wild apresenta menos evidências claras de sua posição no canon, levando à teoria de que é uma convergência de todas as linhas do tempo. Os Rito e os Zora coexistem, embora anteriormente pertencessem a linhas do tempo diferentes, e Ganon aparece em uma forma maligna mais evidente, indicando que sua forma como rei demônio ainda não se repetiu após suas derrotas em Twilight Princess e The Wind Waker.
  • Tears of the Kingdom certamente transita entre as linhas do tempo. De muitas maneiras, ele reconta a história de Skyward Sword, com um povo divino descendo dos céus e se comunicando com os Hylians. No entanto, Raura e Sonia também são os primeiros governantes de Hyrule que parecem venerar a mesma deusa estabelecida em Skyward Sword. A aparição de Ganondorf também sugere que a história se passa após os eventos de Skyward Sword.

A maioria dos jogos de Zelda cria sua própria história com referências a outros jogos, embora sem conexões diretas, mas ainda assim encontram uma maneira de se tornarem canônicos. Dessa forma, a grande maioria dos jogos principais acaba sendo considerada canônica.

Jogos que ainda geram dúvidas ao serem considerados canônicos

  • Majora's Mask é uma sequência direta de Ocarina of Time, no entanto, compartilha muito pouco em termos de história ou lore com praticamente qualquer outro jogo da série. A terra de Termina, assim como outras terras além de Hyrule, parece nunca ser mencionada ou sequer existir nos jogos futuros. Embora as luas de sangue sejam um evento recorrente em outros jogos, a lua com um rosto assustador em si não é vista. De certa forma, Majora's Mask deveria ser canônico, mas acaba transmitindo a sensação de que tudo não passou de um terrível pesadelo.
  • Spirit Tracks e Phantom Hourglass seguem uma linha semelhante a Majora's Mask. Ambos são sequências diretas de Wind Waker, mas apresentam poucas referências a Ganon e à Triforce. É possível que a Hyrule retratada nesses jogos seja a mesma encontrada nos jogos futuros, como Breath of the Wild. No entanto, os perigos específicos desse Hyrule, como Malladus, nunca mais são mencionados ou vistos novamente.
  • A Link to the Past e A Link Between Worlds se passam em uma linha do tempo alternativa na qual Zelda e Link não conseguem derrotar Ganondorf em Ocarina of Time. Isso já coloca os jogos em uma situação questionável que não ocorre na história principal de Ocarina of Time. Além disso, a terra de Lorule, presente em ambos os jogos, não é mencionada em nenhum outro jogo da série, e a existência de sua própria Triforce invertida não tem uma explicação clara.
  • The Legend of Zelda, embora seja o jogo original, está localizado no final de uma linha do tempo alternativa que parece mais um cenário de "e se" do que uma situação plausível que realmente ocorreu. Nessa perspectiva, ele se posiciona como uma história que poderia ter acontecido, mas se distingue das demais entradas da série.

A divergência das linhas do tempo em Zelda dificulta a conexão entre os jogos, especialmente aqueles que se passam na linha do tempo em que Ganon obtém sucesso ou que são sequências de jogos anteriores, pois muitas vezes se distanciam demais da lore estabelecida.

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Quais jogos spin-off de Zelda são canônicos?

Ao contrário de muitas outras franquias da Nintendo, Zelda não costuma ter muitos spin-offs, e os que temos muitas vezes acabam sendo considerados jogos principais, por conta de serem tão raros. No entanto, os jogos spin-off tendem a ser mais flexíveis com a lore estabelecida.

Por exemplo, Link's Awakening se passa na Ilha Koholint e não compartilha praticamente nada com outros aspectos da série. Ele apresenta personagens como Kirby e inimigos de Mario, o que não parece ser estritamente canônico.

Por outro lado, Cadence of Hyrule segue de perto a estrutura de uma história de Zelda, prestando homenagem aos jogos da série. Embora sua história não contribua muito para a linha do tempo, é difícil argumentar que não seja canônico.

Em relação aos dois jogos Hyrule Warriors, o original parece ser mais uma fantasia divertida do que algo que possa ser considerado canônico. Já Age of Calamity nos mostra o mundo de Breath of the Wild cem anos antes, mas também é uma releitura dessa história específica, usando viagens no tempo que não ocorrem em Breath of the Wild.

Afinal, quais jogos de Zelda são realmente canônicos?

Essa é uma pergunta um pouco mais difícil de responder do que se pode imaginar. É seguro dizer que todos os jogos Zelda da linha principal de são canônicos, embora suas sequências possam gerar algumas dúvidas.

No que diz respeito aos spin-offs, é seguro afirmar que nenhum deles é definitivamente canônico, embora existam algumas exceções. A verdade é que o aspecto mais importante de Zelda é não se apegar muito à linha do tempo. A própria Nintendo não dá tanta importância para isso.



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