Por Danilo Oliveira
Um dos primeiros e conhecidos exemplos de protagonista silencioso, o primeiro Dragon Quest forneceu a você um personagem que tinha muito o que viver. Você pode viver a aventura do descendente da nobre lenda Erdrick e salvar o mundo.
Prince of Persia tem a estrutura perfeita para quem quer fazer um ótimo jogo sem nenhum diálogo. A obra-prima clássica de Jordan Mechner é bem-sucedida com sua falta de diálogo porque a história é contada perfeitamente através da gameplay.
O personagem clássico principal da série Pokémon, Red, como os fãs passaram a chamá-lo, apenas atua como um avatar para você se sentir como um mestre Pokémon. Ele é um personagem silencioso para ajudá-lo a se sentir imerso no mundo.
O protagonista de Her Story é grande parte do que dá ao jogo uma sensação tão forte de mistério. A pessoa no computador pode não ser a primeira coisa que vem à mente quando se fala desse game, mas sem ela o jogo não teria o mesmo impacto.
Em um jogo tão estiloso e atmosférico quanto Hollow Knight, um protagonista falante simplesmente não se encaixaria. Como um andarilho quieto, Knight se destaca como o herói cujas ações falam por ele.
Outro personagem com um design simples, Kirby pode ser mudo, mas compensa isso com personalidade. O personagem de Masahiro Sakurai é quase tão difícil de esquecer quanto fácil de desenhar.
Semelhante ao Doom Slayer, Penitent One viu mais demônios infernais e pesadelos pútridos do que a maioria das pessoas. Seu comportamento silencioso em relação a tudo isso é o que aumenta a atmosfera de pavor e incerteza do jogo.
Alguns heróis são mudos devido a limitações de hardware. Este pode ser o caso de Simon Belmont, ou pode ser que o assassino de vampiros saiba que tem um trabalho a fazer, e ele vai fazê-lo sem enrolação.
Talvez o herói de videogame mais conhecido de todos os tempos. O herói de Hyrule não perde tempo com longos diálogos, o que é bom, porque os jogos Zelda brilham quando você simplesmente explora.
Projetado pelo lendário Akira Toriyama, Crono tinha um visual único e distinto que o ajudou a se destacar de outros protagonistas de RPG. Sua ausência de palavras podem ter colocado Crono em tantas situações difíceis quanto o tirou.