Por Miguel Oliveira
Cada game de Pokémon possui seus protagonistas que possuem nomes que fazem referência às suas regiões. Aqui, listamos todos os protagonistas que possuem nome na série.
Em Red, Blue e Yellow, o treinador é Red - Nesta época, não tínhamos ainda diferentes gêneros para os treinadores e ele era o único treinador disponível como protagonista.
O remake da primeira geração trouxe Red novamente, mas, desta vez, acompanhado por Leaf.
A segunda geração é marcada por trazer Ethan e Kris - que tem seu nome inspirado em Crystal - que seria o terceiro jogo da geração.
Os remakes da segunda geração trouxeram Ethan e Lyra como protagonistas. Sim, Ethan é o mesmo, mas Lyra é uma personagem diferente, substituindo Kris.
Tanto nos jogos originais da terceira geração quanto em seus remakes - Omega Ruby e Alpha Sapphire, Brendan e May são os protagonistas.
Na quarta geração, contando também Pokémon Platinum, temos Lucas e Dawn como os treinadores da capa. E as coisas se mantém no remake Brilliant Diamond e Shining Pearl.
Os primeiros jogos da quinta geração são estrelados por Hilbert & Hilda. Porém, as sequências são protagonizadas por Nate e Rosa, que são parecidos, mas diferentes.
Em Kalos, temos a presença de Calem e Serena, que acabou ficando famosa por sua participação no anime da franquia.
Tanto em Sun & Moon quanto nas versões Ultra Sun & Ultra Moon, os jogos tem Elio e Selene como protagonistas.
As reimaginações da primeira geração não contam com Red e seus amigos como protagonistas, mas sim com Chase e Elaine.
Em homenagem ao hino nacional da Inglaterra, os nomes dos protagonistas da geração são Victor e Gloria (ou seja - vitória e glória).
Esses provavelmente são antepassados de suas contrapartes de Sinnoh, os protagonistas são Akari e Rei, presentes na era feudal do Japão.
Na mais recente geração, contamos com Florian e Juliana, que partem para suas aventuras em Paldea.