Por Miguel Oliveira
Uma das franquias de maior sucesso no mundo é Pokémon, que apresentou vários conceitos interessantes ao longo de mais de duas décadas e, aqui, você saberá mais.
A cada novo jogo, somos apresentados a uma nova região. Já existem: Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh, Unova, Kalos, Alola, Galar e Paldea. Cada região tem suas criaturas e cultura e são baseadas no nosso mundo.
A Pokédex é a enciclopédia digital que analisa e reúne informações sobre os monstros da série. Ela foi criada pelo professor Carvalho e cada região possui sua própria numeração.
A cada região também temos novos vilões e eles possuem seus próprios planos e ambições. Alguns querem roubar Pokémon enquanto outros querem dominar ou destruir o mundo.
Assim como no nosso mundo, algumas espécies acabam sofrendo alterações pela região em que vivem. Assim nascem as variantes regionais. Um exemplo é Vulpix, que tem uma versão de gelo em Alola.
Como mostrado em Legends: Arceus, houve um tempo em que os Pokémon eram mais agressivos. Mas isso mudou: a relação entre humanos e pokémon tem sido mutuamente benéfica.
No mundo Pokémon, existem as evoluções e elas são a transformação de uma espécie em outra. E isso pode mudar várias características do Pokémon.
Para impulsionar os treinadores de Pokémon a viajar e ficarem mais fortes, existem os Ginásios, que são defendidos por seus líderes e recompensam os vencedores com insígnias.
Cada região possui sua Elite dos 4, um grupo dos treinadores mais fortes. E aquele que os vence é considerado o grande Campeão daquela região. É preciso ter vencido os ginásios antes para ir lá.
O Universo de Pokémon possui os Pokémon lendários, que são poderosas criaturas, consideradas as mais raras. Há também os míticos, que são conseguidos apenas em eventos e distribuições.