Por Danilo Oliveira
O Nintendo DS se tornou o lar ideal para vários RPGs, então foi o lugar perfeito para estrear um RPG do Sonic. A BioWare criou um RPG do Sonic surpreendentemente satisfatório que mostra de forma criativa o elenco de personagens da franquia.
O sucesso de jogos como Mario Party levou vários desenvolvedores a fazer o mesmo com seus personagens famosos. Sonic Shuffle é a verão da Sega, mas é um jogo profundamente falho e frustrante que foi rapidamente esquecido.
SegaSonic the Hedgehog é um jogo exclusivo de arcade com controles de trackball. A dificuldade de emular o conceito de trackball é o motivo pelo qual SegaSonic the Hedgehog não entrou em nenhuma compilação de jogos do Sonic.
Tails estava confortável em seu papel de ajudante de Sonic, mas a década de 1990 deu a Tails alguns papéis solo no portátil Game Gear da Sega.
A primeira aparição de Sonic no gênero de luta foi no game de arcade de 1996, Sonic the Fighters. Fighters foi um lançamento de nicho, mas o Game Boy Advance conseguiu trazer o personagem e seus amigos de volta aos jogos de luta em Sonic Battle de 2003, um divertido jogo de luta.
Os controles de movimento do Nintendo Wii resultaram em novos jogos do Sonic sendo desenvolvidos para esses controles. Sonic and the Secret Rings foi o primeiro desses experimentos.
O Sega Pico era um console de nicho voltado para crianças entre três e sete anos, lançado no Japão em 1993. Tails and the Music Maker para esse console permitia uma construção muito rudimentar de arranjos musicais.
A velocidade de Sonic o torna um personagem ideal para o gênero de corrida. Existem alguns excelentes jogos de corrida do Sonic, mas um spin-off estranho que encontrou um público foi Sonic Riders, com Sonic em um Snowboard ao lado de personagens pássaros.