Por Danilo Oliveira
Gato Roboto é único em muitos aspectos. O jogo é monocromático e lindo. Você joga como um gato em uma armadura. Andar de um lado para o outro, explodir robôs inimigos e, aos poucos, descobrir um labirinto enganosamente grande e diabolicamente projetado é apenas parte da diversão aqui.
Ori está menos focado em combate e muito mais em plataformas suaves e mobilidade. Isso adiciona uma camada única de dificuldade nem sempre encontrada no gênero. Ori and the Blind Forest também tem uma ótima história. Tudo isso com visuais e trilha sonora impressionantes.
Em vez de grandes mapas cheios de inimigos, Guacamelee mantém seu combate restrito a pequenas seções de Beat-Em-Up que dão a Juan um lugar para liberar o poder do luchador. Você vai socar, chutar e arremessar inimigos em combos de luta livre exagerados.
A Axiom Verge usa sua inspiração em sua manga - pelo menos visualmente. Tem uma estética úmida e viscosa que lembra muito o Metroid original. Glóbulos estranhos se espalham pelo meio ambiente, e tudo parece bio-orgânico. É doentiamente lindo de se ver.
O Castlevania Advance Collection compila alguns dos melhores Metroidvanias dos anos 2000. Sendo títulos Gameboy Advance, nenhum desses jogos tem a fidelidade visual encontrada nos Metroidvanias modernos - eles têm, no entanto, um estilo de arte atemporal e música arrebatadora.
O jogo é incrivelmente explícito em sua representação sombria do catolicismo. Como era de se esperar, um jogo com um tema tão forte não vai ser fácil. Combate, visual e design de som foram o foco aqui, e embora haja muitos segredos a serem descobertos e plataformas para subir, eles ficam um pouco em segundo plano.
Dead Cells não é apenas um dos jogos mais difíceis do gênero, mas também um dos mais longos. O game tem centenas de horas de conteúdo, uma lista aparentemente interminável de desbloqueáveis e atualizações de conteúdo frequentes continuam aumentando.
Super Metroid é onde o gênero decolou. Combina perfeitamente combate, exploração e mais importante, liberdade. Adicionado com uma pitada de terror, ele cria uma das experiências mais memoráveis possíveis.
Hollow Knight é um daqueles jogos que ficam na cabeça por muito tempo depois de você parar de jogá-lo. Combate simples, mas refinado, um mundo lindamente construído e uma lore fascinante conseguem fazer um jogo sobre insetos, surpreendentemente atraente.
Metroid Dread é quase perfeito. Controles hiper refinados, movimento super liso e combate extremamente satisfatório. Metroid Dread celebra todos os jogos que vieram antes dele. É um retorno triunfante, e um que deve anunciar uma nova era de Metroid.