Por Danilo Oliveira
PS5
Ender Lilies consegue combinar o melhor dos Metroidvanias e Soulslikes. O game incentiva a exploração com recompensas e incentiva os jogadores a mergulharem mais fundo em uma história emocionante que se desenrola à medida que você joga.
Na exploração é onde Axiom Verge 2 brilha. O jogo é lindo e muito bom de jogar. A única coisa que deia um pouco a desejar é seu combate bastante mediano e lutas contra chefes desanimadoras.
À primeira vista, o jogo não se encaixa no gênero, não possui backtracking, é baseado em estágios e compartilha a maior parte de seu DNA com jogos como Ninja Gaiden, Mega Man. Porém após algumas horas de gameplay The Messenger revela sua verdadeira natureza Metroidvania e é um dos melhores.
Steamworld Dig opta por um mundo artesanal cheio de exploração, combate, crafting e RPG. Steamworld Dig 2 é uma experiência incrível que vale a pena experimentar.
Guacamelee 2 oferece o que poderia ser o melhor jogo da franquia. Trazendo de volta seu sistema de navegação/combate viciante, humor e referências bem implementadas, e misturando-o com uma pitada de novas mecânicas e coisas para fazer, Guacamelee 2 não é um jogo que você quer perder.
Definir o gênero Metroidvania não é exatamente fácil. É uma mistura muito complexa de outros gêneros que se combinam para fazer algo totalmente diferente. Jedi Fallen Order atende praticamente tudo de um Metroidvania e, portanto, ganha seu lugar nesta lista.
Este é um jogo sobre fuga, não exploração. Matar o “herói”, não o vilão. Você joga como uma monstruosidade não natural que escapou do cativeiro e deve usar seu corpo viscoso e habilidades para rasgar, rasgar, rasgar e crescer. Carinhosamente referido como um jogo de terror reverso, Carrion dá aos jogadores uma sensação real de poder desde o início.
Bloodstained parece uma verdadeira extensão da série Castlevania - com alguns extras adicionados. Centenas de armas, uma miríade de almas desbloqueáveis, e o talento vocal do próprio Solid Snake, David Hayter, Bloodstained certamente deixa uma ótima impressão.
Castlevania Requiem entra nesta lista porque contém um dos maiores jogos de todos os tempos, Symphony of the Night. Você joga como Alucard, o filho de Drácula, e parte em uma missão para impedir seus erros e saciar seus próprios desejos sombrios. Este é o primeiro Castlevania a mergulhar na fórmula Metroid, e o fez com tal eficácia que consolidou "Vania" no título do gênero.
Hollow Knight é um jogo hardcore, e um dos melhores jogos de todos os tempos. É também um dos Metroidvanias verdadeiramente abertos do mercado, com um número quase infinito de caminhos. Explorar é realmente o nome do jogo aqui, e assumir o desafio irá revelar um conto assustadoramente sombrio cheio de personagens e eventos memoráveis.