Por Danilo Oliveira
Esses jogos foram semelhantes a Command and Conquer: Generals, mas em uma escala mais massiva. Problemas de balanceamento estavam presentes, mas não prejudicaram o fator de diversão do jogo.
Se você está acostumado com o seu jogo de fantasia sendo RTS, a maioria dos jogos dessa série pode desagradá-lo, pois são baseados em turnos. No momento, a franquia está experimentando coisas novas e lançando algumas mecânicas de RPG em cima do gerenciamento de impérios e batalhas por turnos.
O último jogo, Age of Wonders: Planetfall, é um jogo de estratégia 4x de ficção científica, mas os antecessores são fortemente baseados na fantasia. Se você deve escolher uma fantasia, Age of Wonders III é um bom ponto de partida.
Armies of Exigo foi lançado depois que Warcraft foi transformado em um MMORPG. O game forneceu uma solução para quem ainda sentia falta do Warcraft RTS. Ele copia a maioria das mecânicas de Warcraft, coisa que poucos jogos conseguem de forma decente.
O jogo é baseado na cultura medieval japonesa e apresenta samurais lutando ao lado de lobisomens e necromantes. O game introduziu sua mecânica exclusiva para o gênero RTS, onde a construção e o gerenciamento da base são minimizados para se concentrar no combate.
Esse é um jogo de construção de cidades. Quanto ao aspecto de fantasia medieval, você estará construindo seu reino com ataques de dragão em mente. Você deve garantir que seus aldeões sobrevivam ao inverno e a outros perigos.
Quando Total War: Warhammer chegou mostrou a todos o quão divertido é exterminar orcs e mortos-vivos estrategicamente. O game pegou um jogo de mesa e transformou em um dos jogos de estratégia mais atraentes da última década.