Por Danilo Oliveira
Cities XL merece um lugar nesta lista sozinho por quão ambicioso era na época em que foi lançado. Foi um dos melhores jogos de construção de cidades antes de SimCity e Cities: Skylines melhorarem a fórmula 3D.
O jogo faz com que seu recurso principal sejam os habitantes da cidade que envelhecem, adoecem e até morrem, tornando o gerenciamento deles um elemento importante deste jogo. Vale a pena jogar sozinho por seu toque único.
O ponto em que o Planet Base se destaca são seus diversos tipos de planetas. O jogo permite que você escolha entre quatro planetas diferentes, cada um com dificuldade crescente e diferentes riscos ambientais para enfrentar.
A humanidade foi derrotada pela mudança climática e forçada a lutar contra o frio extremo que dizimou a maior parte do planeta. A história é sombria, com certeza. O nível de profundidade e narrativa em Frostpunk raramente é visto neste gênero.
Situado em um futuro não muito distante, Anno 2070 oferece aos jogadores a oportunidade de remodelar a civilização depois que desastres dizimaram grande parte do planeta. Você pode construir uma cidade debaixo d'água!
Em Caesar 3 os jogadores assumem o papel de um governador romano clássico tentando melhorar sua própria cidade romana - ou mesmo a própria Roma - em meio à turbulência e às ameaças bárbaras.
O nível de microgerenciamento aqui é impressionante e há muitos mods excelentes para quem busca ainda mais controle. Quando se trata dos melhores jogos de construção de cidades, nenhum se compara ao Skylines no que diz respeito a profundidade ou detalhes.