Por Miguel Oliveira
Cada geração de Pokémon traz novidades e, em algumas delas, temos a introdução de novos tipos. Aqui, mostraremos o melhor tipo de cada geração dos games.
Na primeira geração, formada por Red, Blue e Yellow, o tipo Psíquico era o mais forte, tendo muito poder ofensivo e contando com os atributos especiais bem altos.
Na segunda geração, tivemos a introdução do tipo Sombrio (Dark), que parou o domínio do tipo Psíquico, que tinham ótimos ataques e combinavam com tipos secundários poderosos.
Na terceira geração, os Dragões assumiram o comando. A chegada de Latios, Latias e Rayquaza fez uma grande diferença, além de adições como Flygon, Altaria e Salamence.
Na geração IV, tivemos a adição de Drifblim, Mismagius, Froslass, Rotom, Dusknoir, Spiritomb e Giratina, colocando o tipo Fantasma no topo.
Na Geração V, o tipo Metal ganhou reforço, recebendo Excradrill, Bisharp, Cobalion e Genesect - adicionando poder ofensivo a um tipo que era reconhecido como defensivo.
A Geração VI ganhou o tipo Fada, que alterou alguns já conhecidos e trouxe criaturas como Sylveon e Xerneas. Além de terem imunidade contra os Dragões e poder contra Sombrio.
Em Alola, a Geração 7 manteve o domínio do Tipo Fada, afinal, tivemos os guardiões Tapu Koko, Tapu Lele, Tapu Bulu e Tapu Fini - além de adições como Ninetales e Mimikyu.
Com a chegada de Sword & Shield, o tipo Metal volta a brilhar. Pokémon como Copperajah, Duraludon, Perrseker, Zacian e Zamazenta mostraram seu poder na geração.
Pokémon Scarlet & Violet manteve o domínio do tipo Metálico em seus primeiros meses, afinal, Gholdengo fez barulho ao lado de Kingambit, uma dupla bem comum no competitivo.