“
Por Danilo Oliveira
As duas primeiras gerações de consoles apresentavam jogos relativamente simples, e foi na terceira geração os jogos realmente decolaram. Com o lançamento do NES, a indústria de jogos mudou para sempre. Por isso começaremos a apresentar os jogos a partir da terceira geração.
Não é tão difícil defender o NES como a estrela dessa geração e Super Mario Bros. 3 é facilmente um dos maiores títulos de NES de todos os tempos. Um jogo de plataforma viciante com a aventura de Mario para salvar o Reino do Cogumelo da tirania de Bowser, Super Mario Bros. 3 está repleto de conteúdo.
O jogo que parece ter resistido ao teste do tempo acima de todos os outros dessa geração é Chrono Trigger, um JRPG curto, mas altamente rejogável, com viagem no tempo. O jogo em si tem poucos pontos fracos, possui um excelente gameplay, música e personagens.
A série Final Fantasy foi da Nintendo para a Sony no sétimo jogo da franquia, e eles lançaram o que ainda é considerado um dos melhores JRPG da história. Final Fantasy 7 foi um jogo único em muitos aspectos, mas sua incrível história prendeu os jogadores do início ao fim.
RE 4 foi lançado no Gamecube e mais tarde no PS2. A franquia já estava forte há anos, mas foi o quarto jogo que impulsionou a série. Um jogo que ainda parece bom hoje, e já teve vários lançamentos remasterizados em quase todos os consoles, Resident Evil 4 mudou o cenário dos jogos.
A sétima geração realmente começou a defender os videogames como uma forma de arte. The Last Of Us era mais do que um simples jogo de aventura em terceira pessoa, era uma experiência cinematográfica. Este jogo provou ser tão popular que, além de todos os prêmios que recebeu, terá sua própria série de TV que está em produção.
GTA 5 foi lançado em 2013 e os jogadores ainda o estão jogando ativamente como se fosse um jogo novo. A Rockstar Games fez um excelente trabalho em atualizar continuamente o modo online mas essa está longe de ser a única razão para continuar jogando. GTA 5 é um jogo que todo jogador deve experimentar pelo menos uma vez.