Por Danilo Oliveira
Quase todos os jogos Fire Emblem desde agora têm uma versão oficial para o ocidente, mas ainda existem vários títulos que só podem ser jogados oficialmente em Japonês. Vamos dar uma olhada neles.
Esse é o segundo jogo da série de RPG. Um remake melhorado desse jogo chamado Fire Emblem Echoes: Shadows Of Valentia recebeu um port em inglês em 2017, mas o original ainda não está disponível fora do Japão.
Esse é o terceiro jogo da série Fire Emblem. Muitos fãs consideram esse o primeiro bom jogo Fire Emblem, mas ainda não há como jogá-lo em inglês.
Archanea Saga de 1997 é o título de Fire Emblem mais obscuro que já existiu. Esse era um jogo disponível pra download ainda em 1997. Isso foi posível través de um periférico para SNES conhecido como Satellaview.
Esse continua sendo o modelo para os jogos Fire Emblem até hoje, mas não há como jogá-lo em outro idioma além do japonês. Existe porém algumas versões de ROMs traduzidas por fãs.
Esse é o quinto jogo da série. Thracia pega a fórmula já fantástica de seu antecessor e a refina ao nível de uma obra-prima. Também é considerado o jogo mais difícil da série. O jogo nunca foi disponibilizado fora do Japão.
Após o sucesso de The Blazing Blade no ocidente, é surpreendente que a Nintendo não tenha lançado Binding Blade. Se você quiser jogar esse fantástico jogo de GBA, só é possível através de ROMs traduzidas por fãs.