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Por Danilo Oliveira
O único jogo realmente ruim de Duna, Frank Herbert’s Dune também é o único jogo que não é um RTS. Em vez de seguir como um RPG de ação, o jogo é uma bagunça do início ao fim. O jogo parece terrível mesmo para os padrões de 2001. Basicamente, nada neste jogo parece bom ou funciona bem.
O quarto jogo da série RTS de Duna e o terceiro da criadora do Command & Conquer, Westwood Studios. Quando Emperor: Battle for Dune foi lançado em 2001, Westwood já havia passado de seu auge, sendo fechada pela proprietária EA em 2002. Foi um jogo tecnicamente decente com algumas falhas importantes.
Dune 2000 foi lançado em 1998 e é um remake do jogo Dune original da Westwood, Dune II. Você pensaria que Dune 2000 seria uma revisão total porém foi pouco mais do que uma revisão gráfica do Dune II.
Dune Wars não é um lançamento oficial ou mesmo um jogo próprio. Em vez disso, é um mod para Civilization IV: Beyond the Sword de 2007. Um jogo Dune com a mecânica de jogo de Civilization é uma ótima ideia e tudo funciona muito bem. É como um jogo único.
Lançado em 1992 no MS-DOS e Amiga, Dune foi uma peça fundamental do entretenimento interativo. Escolhendo elementos do livro e da adaptação para o filme de David Lynch de 1984, Dune é um jogo de aventura point-and-click que segue o enredo do livro quase perfeitamente, com elementos visuais retirados diretamente do filme.
Quase tão inovador quanto o romance original, Dune II da Westwood Studio estabeleceu o padrão para o RTS moderno. Lançado apenas alguns meses após Duna da Cryo Interactive, o jogo de Westwood não tem nada a ver com aquele, apesar da adição do ‘II’ no final.