“
Por Danilo Oliveira
Final Fantasy X gira em torno de Tidus e Yuna. FFX fecha com Yuna dando um adeus choroso a Tidus enquanto ele desaparece, transcendendo para o Farplane.
Embora That Dragon, Cancer não apresente a narrativa típica de jogo AAA, a história provoca uma poderosa conexão com o mundo real que faz até os jogadores mais experientes derramarem algumas lágrimas. Criado por Ryan e Amy Green, o indie conta a trágica história de como o filho deles, Joel, lutou contra um câncer terminal ao longo de quatro anos.
Os jogadores assumem o controle de Max Caulfield enquanto ela testemunha sua amiga de infância Chloe Price sendo morta após retornar à sua cidade natal. Isso ativa a habilidade de Max de retroceder no tempo, que ela usa para salvar Chloe, mas inadvertidamente condena a cidade. Os jogadores então se deparam com uma terrível escolha entre salvar Chloe ou a cidade.
Uma das coisas que torna NieR: Automata único entre os jogos é que a história apresenta 26 finais diferentes. Enquanto a maioria dos finais são piadas e não são canônicos, os finais "verdadeiros" são completamente desanimadores.
Link's Awakening que costuma ser considerado o jogo mais trágico da série Zelda. O jogo concentra-se em Link e suas tentativas de retornar a Hyrule enquanto explora a Ilha Koholint. O final deixa os jogadores com uma sensação de vazio quando Link acorda sozinho, percebendo que toda a experiência foi um sonho.
Durante uma missão, a mentora de Snake, The Boss anuncia sua deserção para a URSS, forçando Snake a matá-la no final do jogo. No entanto, EVA revela a Snake que The Boss era na verdade uma agente duplo que precisava morrer para limpar o nome dos EUA. MGS3 então termina com Snake em lágrimas saudando sua antiga mentora em sua lápide.
O que torna RDR2 especialmente triste é que os jogadores sabem que o protagonista Arthur vai morrer, um fato que se torna claro quando ele fica sabendo que ele tem tuberculose. Aqueles que escolhem o caminho da honra testemunham o protagonista sucumbindo aos ferimentos enquanto assistia ao nascer do sol após uma brutal luta com Micah.
Apesar da natureza incrivelmente divisiva desse jogo, a vingança não trazer justiça é mostrada aos jogadores enquanto assistem Ellie perder lentamente tudo que ela amava. Sua incapacidade de dedilhar o violão enquanto os créditos rolam é o simbolismo final de que ela perdeu a única coisa que poderia permitir que ela preservasse a memória de Joel.
É consenso entre os jogadores que The Walking Dead da Telltale apresenta o final mais triste dos games. Os eventos da primeira temporada seguem Lee Everett e seus esforços para proteger uma jovem chamada Clementine. Depois de passar por várias experiências angustiantes, Lee é mordido por um zumbi, deixando os jogadores com a dolorosa escolha de Clementine matá-lo ou deixá-lo.