Por Miguel Oliveira
Pokémon se tornou uma das maiores franquias de todos os tempos, mas tudo nasceu de uma mente: Satoshi Tajiri, que tem uma história inspiradora e que vale a pena recontar.
Satoshi Tajiri começou seu amor por games através de Space Invaders, seu sonho era criar uma sequência do game. Obviamente, as coisas não saíram como ele planejava.
A primeira tentativa como dev veio em um concurso - Ele criou o jogo Spring Stranger - em que tinha que dançar para evitar espinhos. Ele ganhou e foi convidado a visitar a SEGA.
Satoshi era apaixonado por insetos e, por causa disso, ele era chamado de Doutor Inseto pelos seus colegas de classe. A ideia de capturar insetos que inspirou a ideia de Pokémon
A Game Freak nasceu como uma revista gamer. Ela trazia dicas, cheat codes de jogos famosos e chegou a vender 10 mil cópias em seu melhor mês. Foi aqui que entrou Ken Sugimori.
Pokémon é uma grande franquia, mas a Nintendo não quis trabalhar com a Game Freak de cara. O motivo? Eles não eram uma empresa. Por isso a Game Freak se torna um estúdio.
A ideia de coletar e trocar Pokémon veio quando Satoshi viu o Link Cable do Gameboy. Ele imaginou um inseto viajando pelos cabos e aquilo evoluiu pra ideia de Pokémon.
O Pokémon favorito de Satoshi Tajiri da primeira geração é Poliwag. Ele diz que capturava muitos sapos quando era criança e ele traz um sentimento de nostalgia pra ele.
Antes de Pokémon, o maior sucesso de Tajiri foi um puzzle de NES, chamado Yoshi. Sim, a Nintendo o colocou para desenvolver o jogo e venderam 500 mil cópias.