Por Luiz Felipe Chella
Um aspecto muito interessante de Elden Ring é a interação do clima para com o jogador em si. O jogo apresenta muita variação, havendo chuva, neblina, tempo aberto, além do ciclo de dia e noite. Agora, o fato maior é de que essa dita variação afeta diretamente a gameplay. A mudança não é extremamente notória, entretanto no caso de uma chuva, por exemplo, feitiços de fogo terão menos efetividade, enquanto que os de raio aumentarão o dano.
A utilização do nosso cavalo em Elden Ring é muito importante para toda gameplay no geral, afinal seja para locomoção ou combate, ele se faz muito útil. Ao montar nele, o jogador fica imune por um curto período. É o tempo da animação do protagonista subir no cavalo, questão de segundos, mas é bem interessante ainda mais pensando em grandes batalhas.
O conceito de fogo amigo, ou seja, causar dano a quem está do seu lado, sempre é bem divertido nos games. Em Elden Ring, os inimigos podem acabar até matando seu “parceiros”. Esse dano será causado por inimigos maiores aos menores e é muito comum em grandes batalhas, por exemplo, ver o chefe matando outros pequenos NPC’s por estarem no meio do caminho.
As runas são vitais para todo o progresso em Elden Ring e sua importância é notória para que o jogador tenha força nos desafios. As folhas de ouro no período noturno fazem com o jogador receba uma espécie de benção, ganhando assim mais runas ao derrotar inimigos.
Junto com o que foi dito sobre o clima do game, os ataques de raio/relâmpago executados em superfícies aquáticas de espalham facilmente. A área não aumenta excessivamente, mas consegue tanto atingir um número maior de inimigos quanto causar dano a si mesmo, então tome cuidado.
Todas as armas tem seus combos e algumas delas apresentam um dano progressivo maior do que as outras, então é interessante ver qual a sua melhor abordagem. É dito que no caso de algumas, o dano inicial pode até dobrar quando um combo é executado.
Assim como em todo soulslike, Elden Ring tem muitas partes onde os jogadores querem passar de uma vez por todas ou os speedrunner’s precisam de velocidade. Neste caso, Quickstep Weapon Art e a versão melhorada, o Bloodhound Step, proporcionam maior velocidade e uma espécie de teletransporte, sendo útil em muitos locais.
Em algumas catacumbas existem pilares de fogo que além de causarem muito dano, inibem a passagem dos jogadores de maneira tranquila. O interessante é que chegando próximo deles é possível recolher as chamas. Mais do que isso, o dano também pode ser aplicado de longe, então caso tenha o ataque a distância, é possível acabar com o fogo logo de cara.
É comum que no momento de desespero os jogadores queiram rolar nos pântanos, entretanto não é uma boa, visto que o jogador receberá no mesmo instante muito veneno e ficará assim com o dano presente. Outras abordagens, como as de velocidade que citamos, são mais interessantes.
Existem alguns chefes que agarram o personagem para causar o dano. Neste caso, não tente se movimentar ou executar qualquer movimento de fuga. O mais aconselhado é de que ataque como nunca para que assim seja solto rapidamente.