Por Danilo Oliveira
A Nintendo é conhecida pela inovação, e não apenas em seus jogos mas também em seus consoles. Listamos todos os consoles da Nintendo do menos inovador ao mais inovador. Confira.
O GBA foi um avanço notável do que tornou o Game Boy original um console tão especial. Colocou os jogos da Nintendo na palma da mão. Mas no final das contas não fez nada particularmente novo, apenas fez as coisas bem.
Alguns jogos fizeram uso de recursos exclusivos, como a capacidade de conectar e integrar um GBA ao jogo. O console tinha uma alça, então será que podemos classificá-lo como o primeiro híbrido de console portátil e doméstico da Nintendo?
Como a maioria dos consoles da Nintendo, o SNES tinha muitos jogos excelentes. Alguns dos melhores jogos de todos os tempos foram lançados para o sistema. No entanto o SNES não foi um console tão inovador naquela época.
O console teve biblioteca de jogos que estabeleceu franquias que ainda são fenomenalmente populares hoje. O Game Boy não foi o primeiro console portátil que usava cartuchos intercambiáveis para jogar, mas foi o que popularizou a prática.
Nos anos anteriores ao lançamento do NES, alguns pensaram que os consoles baseados em cartuchos poderiam desaparecer. Porém o sucesso estrondoso do primeiro console da Nintendo que utilizada cartuchos provou que os opositores estavam errados.
Inovação não necessariamente ter a ver com sucesso. Lançado pela primeira vez em 2012, o sucessor do Wii apresentava o GamePad, um controle diferente de tudo que seus concorrentes estavam fazendo. Wii U foi uma decepção, porém foi inovador.
O Nintendo 64 apresentou o primeiro jogo 3D que muitas pessoas viram em um console doméstico. Esse jogo não era outro senão Super Mario 64. O sistema também popularizou com quatro entradas para controle.
Com sensor de movimento como controle principal do sistema, o Nintendo Wii declarou que a empresa não estava interessada em fazer o que a Microsoft e a Sony estavam fazendo. O Wii foi um grande sucesso, apesar de não ter o hardware mais potente da época.
A Nintendo juntou o melhor dos dois mundos com o lançamento do Nintendo Switch em 2017. Ele poderia mudar de um sistema portátil para um console doméstico em um segundo. Sua inovação era simples, mas ainda um divisor de águas.
O Nintendo DS ofereceu duas telas, uma delas sensível ao toque, uma função que foi extremamente inovadora. Com novos modelos e versões (do DSi ao 3DS), o sistema teve uma vida útil de mais de uma década.