“
Por Danilo Oliveira
GTA V teve mais de mil pessoas trabalhando nele. Estúdios de todo o mundo colaboraram para dar vida ao game. É mais fácil acreditar quando você zera o jogo e assiste aos créditos.
Sem incluir o marketing, os custos de desenvolvimento de GTA V chegam a algo em torno de $137 milhões, tornando-o um dos jogos mais caros já feitos. Com marketing, esse número aumenta para mais de $200 milhões.
O jogo saiu em apenas um blu-ray para o PS3. As cópias do Xbox 360 vieram em dois DVDs e com instalação obrigatória, uma raridade para o console. Isso não é nada em comparação com os usuários de PC. Eles tiveram que instalar o jogo usando sete DVDs.
Segundo várias fontes, a construção da cidade de Los Santos e seus arredores foi o primeiro passo do desenvolvimento do jogo, para depois projetarem as missões.
Los Santos apareceu pela primeira vez em GTA San Andreas. Os desenvolvedores decidiram revisitar a cidade pois dessa vez ela poderia ser uma representação mais viva e realista de Los Angeles.
A missão favorita dos fãs em GTA IV, Three Leaf Clover, faz Niko e seus amigos realizarem um ousado assalto a banco. A recepção positiva dessa missão foi uma das principais razões pelas quais os assaltos se tornaram uma parte tão grande de GTA V.
GTA IV foi lançado em 2008, ou seja, sua história foi feita de antemão e não pôde aproveitar o que estava acontecendo na época. Ao fazer GTA 5, a crise financeira de 2007 e 2008 teve uma enorme influência na narrativa.
Música original já havia sido feita para jogos GTA antes, mas nunca especificamente adaptada para missões. GTA V tem uma trilha original para aumentar o drama durante a maior parte da ação das missões.