Por Danilo Oliveira
Vice City está cheio de celebridades na dublagem, entre ele Burt Reynolds. A experiência de gravar o jogo acabou sendo uma provação acalorada para o ator veterano. Quando Dan Hauser estava visitando as sessões de gravação, Reynolds ficou chateado com a presença do designer do jogo, o que levou os dois quase trocarem socos.
De acordo com entrevistas sobre o projeto, Vice City foi criada em apenas nove meses. Coisas preliminares como modelos e planejamento foram iniciadas logo após o lançamento de GTA 3, mas a produção de fato não foi iniciada até 2002.
A equipe afirmou várias vezes o Miami Vice como uma influência direta no jogo. Isso é evidente em todos os aspectos da estética do jogo e na escolha de Phillip Michael Thomas interpretar Lance Vance. O spin-off do PSP, Vice City Stories, vai ainda mais longe ao apresentar com destaque In the Air Tonight de Phil Collins, uma música que se tornou icônica pela série.
A Rockstar estava pensando em fazer um pacote de missões para GTA 3 e também adicionar novos recursos a Liberty City. No final das contas, as ideias se tornaram grandes demais para uma expansão e o próximo projeto tornou-se uma sequência.
Ao falar sobre seu envolvimento no jogo, Ray Liotta diz que a equipe utilizou uma tela azul para ajudá-lo a entrar no mundo e no personagem antes de dublar. Certamente é uma forma criativa de ajudar um ator em um papel. Ray Liotta vê o trabalho que fez de maneira positiva.
O GTAs dessa era são sinônimos do PlayStation 2. Apenas alguns anos após seu lançamento inicial, no entanto, Vice City foi portado para o Xbox. Esta versão permanece única por alguns motivos. Ele contém gráficos aprimorados e uma resolução mais alta. Além disso, você pode reproduzir músicas salvas no disco rígido do Xbox através do rádio do carro.
Muitas músicas foram retiradas de todos os relançamentos para Steam e plataformas móveis. Se você quiser acelerar pelas ruas de Vice City ouvindo Wow de Kate Bush, você terá que comprar uma cópia PS2.
Após o lançamento do jogo, certos diálogos foram perturbadores para a comunidade haitiana e geraram uma série de protestos. Uma subtrama envolve uma rivalidade entre uma gangue cubana e haitiana. Todas as missões permanecem intactas, apenas referências a haitianos e cubanos no diálogo foram retiradas e editadas. Essas edições permanecem em todos os relançamentos subsequentes.