Por Danilo Oliveira
Satoshi Tajiri, o criador de Pokémon, queria que Red e Blue permitisse que as crianças experimentassem a emoção que ele sentia ao pegar insetos quando criança. O estilo de arte mais simples passa esse sentimento.
O objetivo de Satoshi Tajiri ao criar a série Pokémon era recriar a inocência da curiosidade das crianças. Antes de enredos envolvendo Ultra Wormholes e The Darkest Day, Red e Blue mantinham as coisas básicas.
Ao contrário de rivais mais recentes, como Hau e Hop, Blue não compromete seus objetivos para manter uma amizade com você - seria refrescante se novos jogos de Pokémon voltassem com isso.
O game tem um elemento de liberdade na maneira como aborda sua jornada, pois você pode desafiar três ginásios, Vermillion City Gym, Celadon City Gym e Fuchsia City Gym, na ordem que quiser depois de derrotar Misty.
Antes do amplo acesso a internet, rumores em torno de Pokémon Red e Blue se espalhavam enquanto as crianças discutiam o que poderia ser encontrado nos jogos. O rumor mais notório envolveu Mew, com alguns jogadores alegando que o Pokémon mítico poderia ser encontrado escondido debaixo de um caminhão.
Os desenvolvedores de Red and Blue tiveram que contornar muitas limitações de hardware para tornar o jogo tão bom. Os jogos mais recentes da série foram criticados por não aproveitarem ao máximo seu hardware.