“
Por Danilo Oliveira
Nos primeiros rascunhos da história do jogo, a personagem de Tifa originalmente teria uma enorme cicatriz nas costas após um ataque de Cloud que sofreu lavagem cerebral. Isso também a teria levado a perder a memória, assim como Cloud. Felizmente, nenhum desses aspectos foi integrado à personagem.
Numa cena do jogo, Tifa e Cloud compartilham um momento bastante íntimo sob o Highwind. Nada abertamente físico acontece na cena. Porém, em uma cena alternativa, o jogador veria Cloud saindo da aeronave pela manhã, e sendo seguido por Tifa. Isso teria implicado que os dois personagens passaram a noite juntos, algo que Yoshinori Kitase era totalmente contra.
Com Cloud sendo o principal protagonista, não deve ser surpresa que ele foi o primeiro personagem projetado para o jogo. Então, é justo que o personagem criado logo depois dele não fosse outro senão a própria Aerith.
Depois que foi decidido que Sephiroth teria cabelos longos e prateados, os designers pensaram em dar a Cloud um cabelo preto penteado para trás para servir de contraste com seu rival. No entanto, devido à posição de Cloud como protagonista, os designers decidiram dar a ele um cabelo loiro espetado para torná-lo mais notável como personagem principal.
Uma coisa boa que pode ser dita sobre os primeiros conceitos de Cloud é o fato de que nada disso foi desperdiçado. Afinal, elementos desse design inicial foram usados para criar o personagem de Angeal Hewley de Final Fantasy VII: Crisis Core.
Durante o desenvolvimento do filme FFVII: Advent Children, os criadores brincaram sobre como a espada de cloud era tão grande que ele teria que carrega-la em partes para manejá-la com eficiência. Surpreendentemente, essa piada realmente gerou uma ideia na mente dos designers, que acabaram criando as icônicas Fusion Blades do filme.
A influência de Sephiroth sobre o Cloud seria muito mais forte conforme os primeiros rascunhos da história. No entanto, o papel de Sephiroth na mente de Cloud acabou sendo um tanto silenciado, a fim de manter uma aura de mistério quando se tratava desse personagem, algo que definitivamente valeu a pena no longo prazo.
O personagem de Cloud em Advent Children não foi apreciado por muitos devido a sua mudança de personalidade para um solitário sombrio. Felizmente, no Remake, Cloud estava como era antes, um personagem mais bobo.
Qualquer fã de Final Fantasy deve estar ciente de que a maioria dos nomes dos personagens clássicos serviram como alegorias para as mentes e personalidades desses personagens. O nome "Cloud Strife" serve como um vislumbre da mente quebrada de Cloud.
Antes de Crisis Core, Zack não tinha um sobrenome. Então, durante o desenvolvimento do jogo, Hajime Tabata pensou em dar a Zack um sobrenome que servisse como um contraste total com Cloud. Assim, ele ganhou o nome de "Zack Fair", que pretendia retratar uma sensação de calma e quietude que estava muito ausente da mente de Cloud.