Por Danilo Oliveira
Por ser baseado em cachorrinhos e tigres, muitos fãs já acharam Growlithe adorável. A revelação de sua forma hisuiana o tornou ainda mais agradável. Infelizmente, a fofura é onde o apelo de Growlithe começa e termina.
Um dos dois únicos Pokémon de sexta geração a receber uma forma regional (o outro sendo Avalugg), Goodra de Hisui adiciona um tipo aço ao Pokémon do tipo dragão anteriormente puro.
Qwilfish é aquele que os jogadores esperavam para ver uma evolução por várias gerações. Sua nova forma Hisuiana, mais escura, finalmente recebe uma evolução na forma de Overqwil.
Basculegion, a evolução da variante listrada branca Hisuiana, é uma melhoria necessária. Dizem que Basculegion é possuído pelas almas de outros Basculin de Hisui.
Esse é o primeiro Pokémon que os jogadores podem usar para se locomover no jogo, embora seja limitado a terrenos mais planos e não possa escalar montanhas, nadar ou voar.
Embora Kleavor não ajude o jogador a quebrar pedras para coletar materiais, ele é notável por ser o primeiro chefe do jogo, apresentando aos jogadores o conceito de Pokémon Noble, bem como a mecânica de luta contra chefes.
Essa forma de Typhlosion também pode purificar almas perdidas e guiá-las para a vida após a morte, o que é mais interessante do que as características observadas em Typhlosion de Johto de estar com raiva e em chamas.
Esta criatura também é o primeiro Pokémon a ter um tipo duplo Normal e Fantasma, o que significa que sua única fraqueza é Sombrio.
Zoroark são capazes de enlouquecer os indivíduos pela enorme quantidade de terror que podem criar. Com o mesmo tipo de Zorua de Hisui e ataques mais poderosos à sua disposição, Zoroark é um aliado útil para se ter em qualquer equipe.
Agora ostentando chamas roxas e azuis em sua cabeça em vez de penas brancas e marrons, Braviary de Hisui pode produzir poderosas ondas de choque. Essa forma de Braviary torna um Pokémon já ótimo ainda melhor.