Por Danilo Oliveira
Rune Factory pega algo como Harvest Moon e adiciona exploração de dungeons. Quando você se cansar dos campos e plantações, sempre há a opção de ir para uma dungeon e se envolver em batalhas com monstros.
Com um estilo de arte fofo e um nível de dificuldade desafiador, Final Fantasy: The 4 Heroes of Light é um retorno aos JRPGs do passado, especificamente aqueles da era SNES.
Como regra geral, qualquer jogo de DS com Shin Megami Tensei na capa vai ser bom. Enquanto os jogos Devil Survivor levam a série em uma direção de RPG tático, Strange Journey oferece algo mais próximo de uma experiência tradicional de Shin Megami Tensei.
Pokémon Black & White e suas sequências servem como pontos de entrada não apenas em Pokémon, mas também nos JRPGs em geral. Embora apresentem algumas pequenas mudanças na fórmula, Black e White ainda são verdadeiros jogos Pokémon.
Etrian Odyssey são RPGs de exploração de dungeon em primeira pessoa que são extremamente difíceis, mas viciantes. Etrian Odyssey II oferece uma seleção robusta de classes de personagens e opções de personalização, permitindo a criação de grupos muito diversos.
A série Mario & Luigi serviu como o sucessor espiritual do Super Mario RPG de 1996. A exploração é dividida entre um mundo superior e seções 2D lateral, ambas divertidas e oferecendo algo diferente.
Radiant Historia é um excelente exemplo de um JRPG que caminha na linha entre o familiar e o novo. Situado em um reino dividido por conflitos e à beira da destruição devido a uma pandemia, Stock, o protagonista, viaja no tempo para salvar o mundo.
Dragon Quest 9: Sentinels of the Starry Skies se destaca por não apenas ter sido criado especificamente para o Nintendo DS, mas também adicionar um toque multiplayer a série.
Pokémon Conquest é uma jóia escondida. É uma pena pois as ideias apresentadas no jogo, desde a jogabilidade até a lore e a narrativa, são extremamente únicas para o mundo de Pokémon. O jogo é melhor descrito como uma mistura de Pokémon e Fire Emblem.
Esse game foi portado para outros sistemas, mas permanece no seu melhor no DS. O sistema de combate leva algum tempo para se acostumar, mas faz um uso fantástico das telas do DS. Se há um DS JRPG que deve ser considerado obrigatório, é esse.