Por Danilo Oliveira
Algumas franquias, como Mario e Metal Gear, migraram com sucesso para ao 3D. Já outras, como Sonic e Castlevania, fracassaram em suas primeiras tentativas. Confira agora 10 jogos 3D que teriam sido melhores em 2.
Apesar de certos níveis serem em perspectiva 3D, muitos deles ainda foram projetados como 2D, pois inimigos que deveriam representar uma ameaça eram facilmente contornados. Os controles e a câmera também não bons.
Não há como negar que esse jogo fica aquém do legado dos jogos originais. Os puzzle e as adições no gameplay de Munch's Oddysee são divertidos por um tempo, mas à medida que a história avança o jogo fica repetitivo.
Esse jogo é a razão pela qual Jane Jenson aderiu ao 2D nos seus títulos subsequentes.
Blaster Master Blasting, foi lançado no PS1 um ano após o lançamento do PS2. O jogo ainda parecia um título do início do PS1, com um ambiente chato e monótono, baixa qualidade gráfica e um desempenho abaixo do esperado.
Uma das maiores mudanças foi abandonar o visual de desenho animado dos dois primeiros jogos para oferecer visual totalmente 3D. Os gráficos da época não podiam fornecer o mesmo nível de qualidade visual e expressões que poderiam ser transmitidas com personagens desenhados à mão.
A mudança ofereceu mais desvantagens do que benefícios. É verdade que o 3D deu aos jogadores muito mais liberdade de movimento do que as versões anteriores, mas também tornou certas mecânicas mais difíceis e complicadas do que antes.
Apesar de compartilhar o nome de seu antecessor, o protagonista do primeiro não aparece aqui. A mudança nos heróis veio com uma mudança nos visuais, resultando nos lindos visuais 2D do primeiro sendo convertidos para gráficos poligonais feios.
Em Sonic Heroes jogador controla três personagens em fases de plataforma em 3D. O game é muito rápido para a constante troca de personagens que o jogo exige e a câmera não consegue acompanhar os três personagens ao mesmo tempo.
Enquanto os personagens eram renderizados em tempo real, os fundos eram pré-renderizados. Os visuais não se sustentaram, e o jogo teria sido melhor se tivesse ficado com o visual desenhado à mão.
Esse jogo tinha todos os ingredientes para ser Castlevania incrível. Infelizmente, o que os fãs conseguiram foi um Devil May Cry inferior. Com o hardware do PS2 o jogo poderia ter sido um Metroidvania brilhante.