“
Por Danilo Oliveira
Não é fácil criar um gênero em qualquer meio, principalmente quando esse meio já existe há décadas. Mas isso é exatamente o que FromSoftware fez - primeiro com Demon's Souls, mas com mais sucesso com Dark Souls.
Streets of Rage 2 reuniu todos os elementos principais de seus antecessores - incluindo o primeiro Streets of Rage - para criar um pacote elegante e brutal que iluminou o gênero.
Sem Castlevania: Symphony of the Night, o gênero de Metroidvania poderia ser apenas chamado de "semelhante a Metroid". Super Metroid de 1994 criou o que é amplamente considerado o exemplo mais influente de um Metroidvania.
Enquanto a série Dragon Quest pode ter algo a dizer sobre o que o videogame define o RPG baseado em turnos no Japão, no oeste, Final Fantasy VII trouxe o gênero para um público totalmente novo.
O primeiro jogo Mario Kart foi lançado em 1992 para o Super Nintendo. Super Mario Kart é o original. Há jogos kart de Sonic the Hedgehog, Crash Bandicoot e até mesmo Hello Kitty, mas nada se compara ao original.
Existem muitos jogos de luta que podem ser considerados candidatos para definir o gênero de luta, como Tekken ou Mortal Kombat. No entanto, Street Fighter II capturou a imaginação dos jogadores como nenhum outro.
Uma vez que a tecnologia mudou e permitiu ambientes mais expansivos, bem como a capacidade de apontar uma arma em qualquer direção e não apenas para os lados, o Half-Life foi o jogo que definiu o gênero de tiro em primeira pessoa.
A enorme quantidade de coisas para fazer em Skyrim é incompreensível. Isso não é de forma alguma uma coisa ruim, já que as missões secundárias são uma grande parte do que torna Skyrim a própria definição de um jogo de mundo aberto.
A combinação de masmorras, resolução de quebra-cabeças e exploração em grandes espaços abertos tornou Ocarina of Time extremamente popular. Veja quantos jogos são chamados de "clones de Zelda" para ver quanta influência isso teve.