Por Danilo Oliveira
The Dark Eye foi uma aventura que utilizou animação em stop-motion. Como acontece com muitos jogos de PC lançados no Windows 95, The Dark Eye é notoriamente difícil de rodar em máquinas modernas.
Lançado na época em que a maioria dos jogos de plataforma estavam fazendo a transição para o 3D, Astal era um jogo 2D de desenho animado lançada para o Sega Saturn. Infelizmente, o jogo é um dos muito Saturn que a Sega ainda não relançou.
The Neverhood foi uma aventura animada em stop-motion bem-humorada e caprichosa. Infelizmente, a EA comprou a Dreamworks Interactive junto com todos os seus IPs, e não parece que eles estejam particularmente interessados em relançar este jogo tão cedo.
Como o jogo Actraiser, Illusion of Gaia apresentava muitos temas religiosos que estavam sujeitos às políticas de censura da Nintendo na época. Enquanto Actraiser foi lançado no Virtual Console da Nintendo muitos anos depois, Illusion of Gaia ficou ausente do serviço.
Project Justice foi um jogo de luta 3D que se beneficiou do aumento do hardware do sistema de arcade Sega NAOMI. Infelizmente o jogo não recebeu nenhum relançamento ou remasterização, mas alguns personagens como Akira fizeram aparições na série Street Fighter.
O jogo de Gamecube deu uma reviravolta assustadora no gênero de terror de sobrevivência.
Esta sequência de Saturn da série da Sega e da Camelot Software trouxe os personagens para o mundo dos gráficos 3D. Infelizmente apenas o primeiro dos três jogos da série chegou aos Estados Unidos.
GoldenEye da Rare para o Nintendo 64 é sem dúvida mais famoso do que o filme. Infelizmente, o jogo nunca foi relançado adequadamente. A Rare chegou a desenvolver um remaster e estava quase finalizada antes do projeto ser cancelado devido a problemas de licenciamento.
Com o poder do Gamecube, GX foi a realização definitiva da promessa da série que forneceu emoções de alta velocidade e visuais impressionantes. Embora os jogos anteriores tenham sido relançados no Wii U e no Switch, GX ainda está na linha de partida.
O combate era uma mistura de tempo real e baseado em turnos, onde os jogadores podiam mudar sua posição sobre o inimigo para evitar certos ataques ou causar mais danos. Apesar de seus seguidores cult, a Sega ainda não relançou o jogo em nenhum sistema moderno.