Por Danilo Oliveira
A família Vercetti vem de Liberty City, onde Tommy nasceu. Embora não sabemos muito sobre seus pais, Tommy levou uma vida diferente da maioria em Liberty City e se juntou a uma das famílias criminosas da cidade, a família Forelli, tornando-se um sócio da família.
Sonny Forelli é o principal antagonista de GTA Vice City. Sonny armou para Tommy em Liberty City e Vercetti foi emboscado por onze assassinos da máfia enviados por Forelli. Tommy frustrou a tentativa de assassinato e ganhou uma sentença de prisão por onze acusações de assassinato, uma para cada membro da máfia que ele matou.
Na história do jogo, Tommy se torna dono de uma gráfica para falsificar dinheiro no local. Essa não é a primeira interação que Tommy tem com trabalhos de impressão. O pai de Tommy trabalhava em uma gráfica em Liberty City e quando Tommy estava crescendo, ele ajudava seu pai na loja. Tommy estava planejando seguir os passos de seu pai e continuar o trabalho da família.
As semelhanças com Tony Montana de Scarface são gritantes. Os dois compartilham um cenário semelhante em que chegam ao poder - O Malibu Club em Vice City é baseado no Babylon Club; A propriedade de Vercetti se inspira na mansão de Tony; e outras cenas do filme são replicadas no jogo, como o apartamento em Miami em que um personagem do filme é atacado com uma serra elétrica.
Ao olhar tudo que Tommy fez em Vice City, pode ser uma surpresa que Vercetti ainda está no meio de sua vida. Nascido em 1951, Vercetti tem 35 anos durante sua ascensão ao chefão de Vice City. Tornar-se um associado da máfia, evitar tentativas de assassinato e liderar sua própria família do crime antes dos quarenta anos não é uma tarefa fácil.
A parceria de Vercetti com Rosenberg definiram o cenário para o eventual domínio de Vice City por Tommy. No entanto, considerando os jogos posteriores da série, mais notavelmente GTA San Andreas, o relacionamento de Vercetti e Rosenberg se torna tenso e os dois desistem de sua parceria comercial.
O terno cinza listrado e a camisa rosa no jogo trazem à mente a inspiração óbvia do programa de televisão. Os estilos de roupas dos anos 80 são um dos muitos motivos pelos quais tantos jogadores adoram voltar para Vice City. Inclusive uma estrela de Miami Vice, Philip Michael Thomas - cuja roupa no programa inspirou o traje de Vercetti - dubla o personagem Lance Vance em Vice City.
Tommy Vercetti é interpretado por um nome famoso: Ray Liotta. Liotta estrelou como Henry Hill em Goodfellas, Henry Oak em Narc, bem como Shoeless Joe Jackson em Campo dos Sonhos. Ray Liotta é um grande ator de cinema e o talento que ele traz para Tommy Vercetti ajuda a trazer o jogador para o mundo do jogo.
A história inicial de Tommy também está relacionada ao mafioso Joseph Iannuzzi da vida real, devido a algumas semelhanças. Ambos são enviados por seus chefes da máfia para coletar dinheiro e as coisas não saem como planejado. Enquanto no universo ficcional de GTA, Sonny Forelli arma um golpe para Vercetti e ele se torna uma lenda. A vida real não é tão misericordiosa e a história de Iannuzzi não acaba tão bem.
Os jogadores terminam a história com Tommy no auge do poder. Contado durante os jogos mais tarde na franquia, Tommy Vercetti criou a Família do Crime Vercetti, completa com associados e secretárias atendendo suas ligações, e se coroou o chefão de Vice City. Com sua desavença com ex-parceiros de negócios e cúmplices, Vercetti teve sucesso no que outros falharam em Vice City.