Por Danilo Oliveira
Em Final Fantasy III, um dos designers originais do Chocobo, Yoshitaka Amano, desenhou eles como pássaros rosas com aparência de pterodáctilo. Este design também foi usado para a adaptação do mangá de FFIII, mas desde então foi descontinuado em favor do design mais suave que conhecemos e amamos.
Se você jogar o Final Fantasy original de NES, irá notar que não há Chocobos. Eles estejam tão associados à série que você nem consegue imaginar um FF sem os amados pássaros, que foram introduzidos no segundo Final Fantasy.
Uma das melhores missões secundárias de FFVI é a da casa de leilões, onde você pode dar lances em itens raros gerados aleatoriamente. Um deles é um raro Chocobo que aparentemente fala línguas humanas. Porém é impossivel ganha-lo no leilão, já que um NPC rico vai superar o jogador.
Em FFIX, há uma arte conceitual de um helicóptero movido a Chocobo chamado de Chocobo Copter. Funciona tendo oito Chocobos amarrados a uma hélice, formando um círculo. Conforme eles batem as asas, eles se movem, fornecendo sustentação para a engenhoca.
Chocobos são reconhecidos por seu grito característico de "kweh!". Mas em Final Fantasy Tactics: War of the Lions um NPC informa que apenas Chocobos domésticos soam assim. Em vez disso, na selva soltam um "wark!". Se você encontrar um Chocobo no mundo, ouça com atenção para saber se é selvagem ou não.
O criador Koichi Ishii não falou diretamente sobre por que chamou o pássaro de "Chocobo", mas de acordo com seu colega, o nome pode vir do doce Chocoball vendido pela japonesa Morinaga & Co. Morinaga chegou a lançar um Chocoball vinculado ao Chocobo.
Embora o tema de Chocobo permaneça consistente, os gêneros que o compositor Nobuo Uematsu usa mudam em cada jogo. Em entrevista, Uematsu revelou que os gêneros são escolhidos de acordo com o número de sílabas que o nome do gênero tenha em japonês, escolhendo apenas os que tenham o mesmo número de sílabas da palavra "Chocobo".
A Squaresoft lançou um jogo companheiro de FFVIII chamado Chocobo World, para o portátil Pocketstation exclusivo do Japão. Ele apresentava seu próprio sistema de batalha e história, e deveria ser jogado junto com o jogo principal. Infelizmente, Chocobo World foi retirado da recente remasterização do FFVIII.
Depois de trabalhar em Final Fantasy, o criador do chocobo começou sua própria franquia: a série Mana. Ele já expressou em entrevista teR se aborrecido com o fato de os Chocobos terem sido usados apenas como montarias. No jogo Mana original, isso se manifestou como uma história entre o jogador e seu Chocobo, que explora o vínculo complexo que os humanos podem formar com os animais.
Em Parasite Eve, jogo de PS1 ambientado em Nova York, uma estátua de um Chocobo existe do lado de fora de um Museu. Então, canonicamente, os habitantes de Nova York sabem o que é um Chocobo. No universo estendido da Square Enix, os Chocobos são animais reais que existem no planeta Terra.