Por Luiz Felipe Chella
O que muita gente não sabe, é que originalmente, o primeiro Assassin’s Creed seria na verdade mais um jogo da franquia Prince of Persia, se tratando de um derivado de Sands of Time. O game se chamaria Prince of Persia: Assassin, mas a Ubisoft rejeitou a ideia porque a história não se concentrava tanto no príncipe. Com essa ideia de um derivado descartada, alguns conceitos foram repensados, recriados, e então nasceu a franquia Assassin’s Creed.
A ordem vista no primeiro Assassin’s Creed é baseada em um grupo real chamado Nizari Ismailis Ḥashshāshīn, que existiu há muito tempo na história. Eles estavam localizados na Síria e na Pérsia, e se opunham aos turcos seljúcidas. O grupo acabou sendo destruído pelo Império Mongol, mas ainda são lembrados devido às pessoas que escreveram sobre eles.
A máquina Animus, principal elemento de ficção científica da franquia Assassin’s Creed, não foi inicialmente muito bem recebida pela Ubisoft, que até tentou deixá-la de fora do marketing do primeiro jogo. Era uma ideia muito incomum ter o jogador como um personagem histórico em um momento, e logo na sequência estarmos na pele de um cara no futuro.
Retomando a conexão com o Ḥashshāshīn, Assassin’s Creed é fortemente inspirado no livro Alamut, lançado em 1938 por Vladimir Bartol. A obra da década de 30 fala justamente sobre o líder do grupo, Hassan-i Sabbāh, e muitos elementos do livro entraram no jogo. Por exemplo, o ditado “nada é verdade; tudo é permitido” é uma tradução alternativa de uma frase do romance.
O modelo canadense Francisco Randez foi a inspiração visual para Desmond Miles, o que significa que ele também foi o modelo para a maioria de seus ancestrais, como Ezio e Altaïr. Ele foi encontrado pela Ubisoft através de sua agência de modelos. A empresa procurava “um rosto com características mediterrâneas para devolver Altaïr na época das cruzadas”.
Enquanto Francisco Randez serviu para dar aparência a Desmond, a voz do personagem vem de um ator bem mais conhecido pelos fãs de games. Nolan North foi o responsável pelas falas de Desmond em Assassin’s Creed, e ele já trabalhou em vários outros projetos que você com certeza jogou. Nolan emprestou sua voz para Hades em God of War, o príncipe de Prince of Persia, David em The Last of Us.
Altair não consegue nadar no primeiro jogo de Assassin’s Creed, e há uma explicação plausível para isso na lore no game. Rebecca Crane explica a situação em uma das cenas que se passa na atualidade, revelando que uma falha no Animus faz o personagem se afogar quando entra na água. Isso também explica por que você é capaz de nadar em jogos futuros, à medida em que o Animus fica mais desenvolvido.
O nome completo de Altaïr é Altaïr Ibn-La’Ahad, que significa “o pássaro” e “filho de ninguém”. Qualquer fã percebe imediatamente o quão significativo esse nome é para seu personagem. Em primeiro lugar, os pássaros são uma grande parte da franquia. Eles são símbolos para os assassinos e muitas vezes marcam os lugares seguros para você pular e se esconder.
Masyaf, um dos locais mais importantes do primeiro Assassin’s Creed, existe no mundo real, sendo uma cidade no noroeste da Síria. O local também foi controlado por assassinos por um tempo, particularmente aqueles que faziam parte do grupo Ḥashshāshīn. O castelo pode ser, inclusive, visitado atualmente, pois houve um projeto de restauração de 2000 a 2006.
Rashid ad-Din Sinan era o líder do Ḥashshāshīn no final do século 12, e os desenvolvedores de Assassin’s Creed se basearam nele para criarem o personagem Al Mualim. Por razões legais, infelizmente eles não puderam usar o nome real. É interessante, no entanto, imaginar o que o homem de verdade pensaria de sua história adaptada para Assassin’s Creed, principalmente sobre seu papel como o principal antagonista do primeiro jogo.