“
Por Danilo Oliveira
A aparência de Nathan Drake é quase tão familiar para os fãs do PlayStation quanto seu nome. Por exemplo, os coldres de ombro, os jeans, a camisa e o cabelo bagunçado. Mas seu rosto nem sempre era como agora. Nos estágios de design original, os artistas de personagens o imaginaram com Johnny Knoxville em mente.
Ele pode ser parente de Francis Drake. Apesar do sobrenome idêntico, isso nunca foi comprovado de forma conclusiva. Na verdade, Drake nem mesmo é o sobrenome verdadeiro de Nate. No início de Uncharted 4, é revelado que seu sobrenome original é Morgan.
Em um esforço para capitalizar a mania de Super Smash Brothers, a Sony criou seu próprio beat 'em up baseado em personagens para o PS3 em 2012. Vários personagens de todo o ecossistema foram trazidos para o jogo. Drake era um dos personagens mais úteis, pois apresentava uma ladainha de armas de fogo e poderosos ataques explosivos.
O teste de personalidade MBTI é popular em todo o mundo por fornecer às pessoas uma visão de por que fazem o que fazem. Vários sites categorizam muitos personagens de jogos e Drake geralmente pontua como um ESTP. De acordo com a Fundação Myers & Briggs, uma pessoa com personalidade ESTP (Extrovertida, Observadora, Pensativa, Prospectiva) é flexível e focada em resultados imediatos.
Em uma entrevista feita depois que ela deixou a Naughty Dog, a diretora original do jogo, Amy Hennig, disse que pretendia que o irmão de Drake fosse um antagonista da história e não um amigo. Hennig revelou que o retorno de Sam teria sido mais como um confronto antagônico com reconciliação.
Não há como negar que Nathan Drake matou milhares de adversários durante suas aventuras pelo mundo. O que está em discussão são suas motivações para fazê-lo. Na pior das hipóteses, ele é um assassino psicopata que fará tudo o que for preciso para conseguir o que deseja.
Drake não conhece piratas dos video-games. Em um capítulo de Uncharted 4, Nate e Sam estão tentando resolver um puzzle envolvendo retratos de capitães piratas. Há um, no entanto, que nenhum deles consegue identificar. Um dos Easter Eggs do jogo apresenta um pirata que não é outro senão Guybrush Threepwood dos jogos Monkey Island.
É fácil pensar que um homem como Nathan Drake não tem medo de nada. Pular para o perigo, escapar de prédios em chamas e enfrentar os bandidos requer muita coragem. Mas no final de Uncharted 2, o herói da história revela que na verdade são os palhaços que lhe dão arrepios.
Em uma entrevista ao Destructoid após o lançamento de Uncharted 4, o codiretor do jogo, Neil Druckmann, revelou que inicialmente escreveu o epílogo com o filho de Nate. Druckmann confessou que, ao apresentar novos personagens para artistas conceituais, ele nem sempre pensa no gênero como algo importante.
Na segunda metade de Uncharted 4, Drake cai de um penhasco e bate com a cabeça em uma pedra. De acordo com uma teoria, isso na verdade resulta em sua morte. Quando ele recupera a consciência no jogo, as coisas são muito diferentes de antes.