“
Por Danilo Oliveira
Geralt é conhecido como "Geralt de Rívia", mas ele não é natural de Rívia. Num dos livros, ele explica que escolheu o local de nascimento de Rívia ganhar confiança com clientes em potencial. Ser um nativo de onde a Rainha reside dá aos clientes uma sensação de conforto. Geralt até desenvolveu um sotaque de Riviano.
Nos livros, é dito que a mãe de geralt, Visenna, é uma feiticeira poderosa. Humanos que desenvolvem poderes mágicos normalmente perdem a fertilidade e foi confirmado que ela era uma usuária de magia quando deu à luz Geralt. Às vezes, feiticeiras e druidas podem encontrar uma brecha usando sua magia para neutralizar a infertilidade e provavelmente é o que ela fez.
A Prova das Ervas é um ritual que tem o objetivo de dar aos jovens bruxos habilidades sobre-humanas. Muitos morrem durante o processo e os poucos que sobrevivem desenvolvem maior força, velocidade e tendência a certas habilidades. Geralt é um caso especial onde, por algum motivo, ele saiu mais forte e mais rápido do que qualquer outro bruxo.
Geralt é muito velho para alguém que anda por aí caçando e matando monstros poderosos. Embora sua idade exata nunca seja informada, ele já mencionou que tinha quase 90 anos. Os bruxos são conhecidos por terem expandido a expectativa de vida como resultado da Prova das Ervas, o que não torna isso tão surpreendente.
Geralt teve problemas quando matou uma gangue de assassinos em plena luz do dia. A gangue pretendia sitiar a torre de um mago, o que teria resultado na morte de muitas pessoas, Geralt os matou cedo para evitar isso. Mas para os habitantes da cidade, parecia que ele enlouqueceu e massacrou um grupo de pessoas inocentes, ganhando assim o título de Açougueiro de Blaviken.
Dados incidentes como o mencionado acima, alguns passaram a desconfiar dos Bruxos e formular conspirações sobre suas ações. Isso fez com que várias facções invadissem as fortalezas dos bruxos e destruíssem as instruções para realizar o ritual da Prova das Ervas, evitando assim a criação de novos bruxos. Como resultado, os bruxos são uma raça em extinção e Geralt é um dos últimos.
O medalhão de lobo que os jogadores veem em Geralt nos jogos é segundo que ele possui. Num dos livros ele deu seu primeiro medalhão a um meio-elfo chamado Shirru como parte de um ardil, Shirru não mordeu a isca e acabou roubando o medalhão. Mais tarde, Shirru foi capturado e executado por fogo, fazendo com que o medalhão derretesse. Por um breve período, Geralt usou uma versão menor do medalhão antes de conseguir o segundo de Ciri.
A conhecida cicatriz no olho que Geralt exibe nos jogos não foi retirada dos livros, mas na verdade dada a ele pelos desenvolvedores da CD Projekt Red. Os desenvolvedores afirmaram que parte do motivo pelo qual lhe deram a cicatriz no olho foi para fazê-lo se destacar mais dos outros personagens e dar-lhe uma aparência mais intimidante.
Outro nome pelo qual Geralt é conhecido é seu pseudônimo Ravix de Quatrocorne. Ele adotou a persona para comparecer ao baile de gala da princesa Pavetta para fornecer segurança. A rainha Calanthe forneceu-lhe o nome, um brasão falso, e foi colocado nos registros reais como um cavaleiro.
Muitas vezes Geralt e outros bruxos irão se referir a um código de honra, citando-o como uma razão para eles fazerem ou não algo. Acontece que o código é uma invenção para dar aos bruxos uma desculpa para tarefas que eles não querem fazer.