Por Danilo Oliveira
Revelado em 2006, Fabula Nova Crystallis foi projetado para ser uma subsérie de Final Fantasy, com Versus XIII sendo um dos games. A subsérie não foi longe. Todos os jogos foram reformulados em outra coisa, como FF Type-0 e o mais famoso, FFXV.
Uma grande escolha do diretor Hajime Tabata foi manter o que foi mostrado como Versus XIII o máximo possível, isso incluiu até o logotipo. Os logotipos de Final Fantasy geralmente estão intimamente ligados ao enredo, então essa foi uma escolha interessante.
Os amigos de Noctis permaneceram os mesmos o tempo todo depois que o desenvolvimento mudou para FFXV, assim como o imperador de Niflheim. Porém o imperador foi originalmente concebido para ser uma ameaça maior, que foi significativamente reduzida.
Pouco antes do lançamento, o diretor Hajima Tabata realizou uma transmissão para mostrar algumas coisas engraçadas que não estavam no jogo. O mais curioso foi o confronto final entre Noctis e o CEO da Square Enix.
Hajima Tabata queria manter o máximo possível do que foi mostrado como Versus XIII. Porém não era sua visão que ele estava adaptando, mas a de Tetsuya Nomura, o diretor original de Versus XIII, mais famoso por Kingdom Hearts.
Originalmente, deveria haver mais algumas DLCs que dariam um final alternativo ao jogo, porém foram canceladas em uma transmissão ao vivo de aniversário. As histórias das tais DLC foram compiladas no livro Dawn of the Future, pelo menos.
A marca de moda japonesa Roen desenhou as roupas do elenco principal. A roupa que Noctis usa no final com Lunafreya foi uma das primeiras roupas projetadas para o Versus XIII.
Há escolhas claras de design no game que são inspiradas no passado e lançaram as bases para o que acabou se tornando FFXV. Há muitos detalhes de UI inspirados em Kingdom Hearts por exemplo.
A primeira demo de FFXV foi o Episode Duscae. Uma grande reclamação foi a voz de Noctis, que muitos reclamaram que soava como Batman em inglês. Então o dublador Ray Chase teve que regravar todos os seus diálogos com uma voz mais aguda.
Dos muitos feedbacks das demos, um dos mais notáveis foi que Prompto era o personagem com menos destaque. Isso levou a equipe a reavaliar Prompto e torná-lo mais simpático, adicionando a mecânica de fotografias no game.