Por Danilo Oliveira
Crash seria um Vombate. Os fundadores da Naughty Dog decidiram que seu jogo de plataforma giraria em torno das aventuras de um marsupial inspirado em Taz, do Looney Tunes. Até que descobriram bandicoots em um guia de vida selvagem australiano, antes Crash era na verdade chamado Willie, o Wombat.
Crash foi o primeiro jogo de plataforma em que a câmera ficava atrás do personagem. Embora as várias cenas em que Crash corre em direção à câmera fugindo de uma pedra tenham se tornado icônicas, Crash Bandicoot na maior parte do tempo está correndo para longe da câmera. Foi na verdade o primeiro jogo de plataforma que não era em 2D.
A maior parte do gameplay em Crash ocorre com a câmera atrás de Crash, mas a Naughty Dog acreditava que os jogadores não se conectariam a ele a menos que pudessem ver seu rosto. E assim, aquelas cenas de pedra voltadas para a frente nasceram.
O público japonês não gostou das sobrancelhas espessas ou características angulares de Crash, então eles deram a ele uma reformulação fofa. Olhos maiores e uma aparência muito mais amigável e adorável.
Um homem é responsável pela voz da maioria dos personagens do primeiro jogo de Crash Bandicoot. Brendan O'Brien fornece as reações monossilábicas do próprio Crash, a voz do Dr. Neo Cortex, Dr. Nitrus Brio e capangas como Koala Kong e Pinstripe Potoroo.
Há uma razão para Crash não ter pescoço. Quando o primeiro Crash Bandicoot foi lançado, os gráficos não eram tão sofisticados como agora. Portanto a Naughty Dog teve que ser muito prática. Ele tem um rosto gigante e não tem pescoço porque a Naughty Dog queria que os jogadores pudessem ver cada uma das expressões faciais malucas de Crash, mesmo em uma tela de TV dos anos 90.
Uma das partes principais do jogo Crash Bandicoot é sair girando quebrando e quicando em caixas de itens de madeira, liberando a preciosa fruta Wumpa dentro. No entanto, elas foram adicionados já bem tarde no desenvolvimento do jogo original como uma forma de adicionar alguns puzzles a níveis simples.
Aku Aku era o nome de um restaurante. A famosa máscara flutuante recebeu seu nome de um restaurante em Boston perto de onde os desenvolvedores trabalhavam.
Quase todo mundo que jogou Crash Bandicoot achava que Crash tinha um apetite insaciável por maçãs. Mas acontece que elas são Wumpa Fruit. Não Maçãs. A fruta fictícia é uma espécie de híbrido entre uma maçã e uma manga, embora a Fruta Wumpa realmente tenha gosto de maçã - de acordo com o desenvolvedor Dave Baggett.
Crash passa o primeiro jogo inteiro tentando resgatar sua então namorada, chamada Tawna, dos experimentos do Doutor Cortex. No entanto, Tawna foi considerada sexy demais para o resto da série Crash Bandicoot e foi substituída por Coco Bandicoot.