Por Danilo Oliveira
Atriox sempre foi apresentado como um inimigo muito mais forte do que seus outros irmãos Banidos. A razão pela qual ele sobreviveu não é apenas sorte, mas ele mostrou que é muito mais inteligente do que quase todos os outros Brutes.
A maioria das pessoas relaciona Atriox apenas com os jogos Halo Wars, mas ele também tem uma série de quadrinhos canônicos que expande sua história de fundo. A história em quadrinhos se chama Halo: Rise of Atriox.
Halo tem a tradição de introduzir inimigos que usam a armadura dos espartanos que eles matam em batalha. O design de Atriox segue essa mesma tradição e ele tem uma armadura humana cobrindo tórax. Isso indica que ele venceu um ODST e ostenta como uma medalha.
Ao longo da campanha de Halo: Infinite, fica bem claro que Escharum respeita Master Chief e entende o quão perigoso ele é para os Banidos. Atriox não é como Escharum, e devido à sua confiança ele tem uma tendência a se vangloriar.
Atriox pode ter fundado os Banidos para dar aos Brutes um novo propósito, mas ele não foi exigente durante o processo de recrutamento. Toda e qualquer espécie era bem-vinda, inclusive os humanos, desde que com algumas condições.
Eles eram a equipe encarregada de derrubar o líder dos Banidos depois que ele chegou no Ark. Eliminar uma equipe inteira de Spartans não é fácil, mas Atriox mostrou o que o tornou tão assustadoramente perigoso naquele momento.
Atriox pode ser o típico vilão calculista, frio e viciado em violência, mas parece que ele possui honra até certo ponto. Em duas ocasiões, ele presenteia seus inimigos com a oportunidade de sobreviver e fugir, apesar de ter a chance e a capacidade de matar todos eles.
Ser o único sobrevivente de um evento traumático pode fazer um personagem tomar algumas medidas drásticas. Durante a Guerra Humano-Covenant Atriox foi implantado em unidades de 40 membros, e todas as vezes ele retornou como o único sobrevivente.